DAF realiza o primeiro Treinamento de Farmacêuticos do CEAF da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

O treinamento, que aconteceu na Fiocruz Brasília, é a primeira etapa do Projeto de Implantação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica do SUS

[Brasília] – O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) realizou nos dias 20 e 21 de junho de 2018, o 1º Treinamento de Farmacêuticos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O treinamento, que aconteceu na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, é a primeira etapa do Projeto de Implantação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica do SUS: Expansão do Cuidado Farmacêutico e do Uso Racional de Medicamentos.

Ao todo, 19 farmacêuticos das Farmácias Ambulatoriais Especializadas da Asa Sul, Ceilândia e Gama, participaram do treinamento elaborado e conduzido pela supervisora do Projeto no DF Letícia Gerlack, e pelas farmacêuticas Bárbara Mannuela Alves, Gabrielle Gomes e Sara Cristina Ramos. Também estiveram presentes as chefias dos respectivos serviços, a gestora do CEAF/DF, médicos da SES/DF, representantes do Ministério da Saúde.

O treinamento, com duração de dois dias, tratou dos aspectos técnicos, administrativos, políticos e motivacionais relacionados ao método do projeto.

Neste contexto, os profissionais receberam informações sobre os serviços clínicos farmacêuticos, a importância da documentação e registro dos atendimentos dos pacientes, processo de trabalho e aspectos das doenças artrite reumatoide e hepatite viral C.

O objetivo é desenvolver competências relacionadas ao cuidado farmacêutico para pacientes com essas doenças, e também motivar os profissionais da saúde para focarem nas necessidades relacionadas ao uso racional de medicamentos. Nas próximas etapas serão realizadas atividades em serviço com acompanhamento de apoiadores locais, responsáveis pelo suporte técnico, operacional e motivacional aos farmacêuticos.

O treinamento realizado em Brasília é emblemático no cenário nacional, no âmbito da Assistência Farmacêutica e do uso racional de medicamentos, uma vez que é a  primeira etapa de um Projeto para o Brasil. Além de Brasília, o DAF/SCTIE/MS realiza treinamentos de farmacêuticos do CEAF em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. A ideia é que estes quatro estados sejam projetos pilotos, para que a formação destes profissionais chegue posteriormente a todas as regiões do País.

Por Raimundo Feitosa, do Nucom SCTIE/DAF

Responda

Your email address will not be published.