Fiocruz recebe Abrascão 2018 para o fortalecimento do SUS

[Rio de Janeiro] – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe, a partir desta quinta-feira até domingo (26 a 29 de julho), o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018 –  o maior evento da área de saúde da América Latina. O encontro tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das discussões com os cerca de 7 mil congressistas. A médica Michelle Bachelet, presidente do Chile por dois mandatos (2006 a 2010 e 2014 a 2018), fará a abertura do Congresso, com a palestraDireitos e democracia: sistemas universais e públicos de saúde. A abertura do evento será transmitida online pelo canal de Youtube da Abrasco e pode ser acompanhada aqui mesmo no Portal Fiocruz. Acesse, também no Portal Fiocruz, a área especial dedicada ao evento.

O Congresso abrigará a apresentação de 5.653 comunicações científicas, oriundas de mais de 3 mil instituições, entre universidades e centros de pesquisas públicas e privadas, além de secretarias municipais e estaduais, governo federal e movimentos sociais. Mais de 120 atividades científicas acontecerão em simultâneo em 22 espaços do campus da Fiocruz.

As rodas de conversa nas tendas Paulo Freire e Controle Social irão integrar debates e atividades relacionados à Educação Popular em Saúde, à luta antimanicomial, às práticas integrativas complementares e à participação social, conduzidas por entidades como a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre outras.

Além do lema e da valorização da diversidade, expressa em sua logomarca, outro destaque do Abrascão 2018 é a ideia de congresso-processo. Seis seminários preparatórios realizados em Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa e Rio de Janeiro debateram os caminhos da Atenção Primária à Saúde e as relações do SUS com a violência, a Vigilância Sanitária e o desenvolvimento da universidade e da ciência, tecnologia e inovação, ativando redes locais e coletando ideias e leituras da conjuntura.

Saiba mais no site do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

Fonte: Fiocruz

Responda

Your email address will not be published.