“Entre tanto amor, o hospital”

[Brasília] – “Você vai da felicidade ao desespero em pouquíssimo tempo”. A frase é um dos 13 depoimentos estampados na exposição ‘Entre tanto amor, o hospital’, promovida pela Secretaria de Saúde. O trabalho inclui, ainda, 39 fotografias produzidas pela repórter fotográfica Mariana Raphael, no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A mostra, aberta nesta quarta-feira (14) na Estação Águas Claras do Metrô-DF, vai até 10 de dezembro.

Para Mariana Raphael, a exposição é a oportunidade de mostrar histórias que dificilmente seriam conhecidas. “A Secretaria de Saúde tem uma infinidade de projetos interessantes, de profissionais que se desdobram e de pacientes satisfeitos com o atendimento, que precisamos mostrar”, destacou.

A ideia da exposição surgiu há cerca de dois meses, para homenagear as mães durante o Novembro Roxo, mês da prematuridade.

“As atenções são sempre voltadas para o bebê. Mas precisamos dar visibilidade às mães, que são parte fundamental do processo de melhora dos prematuros”, observa a terapeuta ocupacional e uma das idealizadoras da exposição, Hellen Delchova.

Convidada pelos organizadores da mostra, Cleane da Conceição, que há um ano perdeu a filha prematura, enfrentou a dor que ainda carrega e foi ver a mostra de perto. Com os olhos marejados, contou que ainda é muito difícil falar dos quase quatro meses que passou internada com a filha no HRC. “O apoio de toda a equipe do hospital foi fundamental”, ressaltou. Ela não está nas fotos da exposição, mas diz ter se identificado com a realidade ali retratada.

PESQUISA – Além das fotos, registradas na UTI Neonatal e no alojamento do HRC, a exposição conta com trechos retiradas de entrevistas feitas pela pesquisadora Caroline Alves, há cerca de dois anos.

À época, ainda grávida da pequena Bárbara, ela se identificou e se sensibilizou com as histórias das mães que acompanhava. “Lembro de uma delas, que estava lá com o bebê nascido de 29 semanas, justamente o tempo de gravidez em que eu me encontrava. Não dava para deixar as minhas emoções de lado e ser apenas a pesquisadora”, relembra.

SERVIÇO

Exposição “Entre tanto amor, o hospital”
Dias: 14 de novembro a 10 de dezembro
Local: Estação Águas Claras do Metrô

Por Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde

Responda

Your email address will not be published.