Nova UBS vai atender mais de 13 mil pessoas na zona Sudeste de Teresina

[Teresina] – Maria do Desterro é moradora do Parque Progresso, na zona Sudeste de Teresina. Usuária do SUS, ela comemora a abertura de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de sua casa. “Achei ótima, boa demais”, disse. Assim como Maria do Desterro, mais de 13 mil habitantes da zona Sudeste serão beneficiados pela UBS Marlene Damasceno de Moura Fé, inaugurada hoje (04) pela Prefeitura de Teresina.

O prédio novo, que tem um total de 2.000 m² de área, vem para garantir um atendimento nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, e abrigar quatro equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), que antes atendiam em um imóvel alugado. “Estamos fazendo o processo de fortalecimento da atenção básica e uma das diretrizes é a implantação de boas estruturas para funcionamento das UBS”, disse o prefeito Firmino Filho. Ele explica que o benefício da obra vem não apenas para a população, que terá mais conforto no atendimento, como também para os profissionais, que terão melhores condições de trabalho. Para isso, foi feito um investimento na ordem de R$ 1.308.656,22.

Inicialmente a UBS vai contar com duas equipes, que atendem 6.900 pessoas das localidades Conjunto Redonda, Parte Renascença II, Parque do Sol, Residencial Sol Nascente, Vila Paris e Vila Padre Luis. Porém, a região está em fase de redimensionamento para aumentar sua a abrangência, e com a adição de mais duas equipes ela vai incorporar as áreas dos Condomínios Ipanema, Leblon, Arpoador, Copacabana, Bosque Residence, Colorado, Parque Progresso II, Condomínio Dom Helder, Condomínio Terazo Poti I, II, III, IV E V, Residencial São Paulo, Condomínio Geovana e Residencial Village Horizonte, o que amplia a cobertura para 13.852 pessoas.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, lembrou os principais objetivos da saúde pública, que são acolher, receber, tratar a dar dignidade às pessoas que precisam de seus serviços. “Quando inauguramos uma UBS, estamos querendo dar à população de Teresina nosso testemunho de trabalho, compromisso e efetividade nas ações de políticas públicas na saúde”, disse. Ainda segundo o presidente, até o final do ano serão entregues mais sete UBS e dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Serviços

Além do acompanhamento das equipes ESF – formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde – a comunidade passará a contar com serviços de saúde que antes tinha que procurar outros estabelecimentos de saúde para acessar, como, consulta odontológica, vacina, curativo, coleta de exames laboratoriais, realização de procedimentos de enfermagem, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais e administração de medicamentos.

Além dos serviços citados, a população contará com os serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, consulta de pré-natal (gestante) e puericultura (do bebê), hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes, homens e mulheres de todas as faixas etárias, dispensação de medicamentos básicos na farmácia da própria UBS, coleta de exames de colo útero, marcação de exames e consultas especializadas, inalação, acolhimento à demanda espontânea e agendada, planejamento familiar com entrega de preservativo e contraceptivo, atendimento e visitas domiciliares, programa Saúde na Escola e Educação em Saúde na Comunidade.

Homenageada

Marlene Damasceno de Moura Fé nasceu em 26 de junho de 1948, no município de São João do Piauí. Primeira filha de oito irmãos, entrou no mercado de trabalho aos 18 anos como professora efetiva do estado, trabalho que conciliava com o curso de odontologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como auxiliar de bibliotecário e cirurgiã-dentista na UFPI, onde trabalhou prestando serviços clínicos à comunidade universitária até sua aposentadoria em 1994. Dedicou-se então à Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) e a cursos de pós-graduação nas áreas de odontologia e saúde pública, além de exercer cargos de gestão na área de saúde. Em 2013, assumiu a Direção Geral do Hospital da Primavera, onde priorizou a promoção da saúde da comunidade assistida pelo hospital.

Ascom FMS/Foto: Rômulo Piauilino

Responda

Your email address will not be published.