Sesapi realiza Oficina sobre Censo Hospitalar

[Teresina] – A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, realizou hoje 25/09 uma Oficina sobre Censo Hospitalar. O evento aconteceu no auditório da Escola Fazendária e reuniu diretores administrativos dos hospitais, gerentes de enfermagem e profissionais de regulação de leitos dos hospitais estaduais do Piauí. O objetivo foi capacitar estes profissionais em Censo Hospitalar e responsabilização para levantamento de indicadores em saúde.

Durante a Oficina foram discutidos os Termos Hospitalares com movimento de pacientes, classificação de leitos e medidas hospitalares e também os Indicadores Hospitalares com a média de permanência, a taxa de ocupação e a taxa de mortalidade. O objetivo é qualificar os profissionais para melhorar os dados do controle de internações durante as 24 horas no hospital. Com esses dados, é possível os Indicadores Hospitalares através da taxa de ocupação hospitalar.

Para ter os Indicadores Hospitalares é preciso o Censo Hospitalar. O censo diário de um hospital é a contagem e o registro a cada dia hospitalar do número de leitos ocupados e vagas nas unidades de internação e serviços do hospital.  De acordo com a Gerente do Complexo de Regulação Estadual da Sesapi, Luciene Formiga, o censo hospitalar é fundamental para a avaliação do hospital. “ Tendo o controle diário da taxa de ocupação do hospital, média de permanência dos pacientes e taxa de mortalidade é possível fazer a avaliação do trabalho realizado e da resolutividade do hospital. E saber também onde estamos errando”, explica Luciene.

Fonte: Ascom Sesapi

Responda

Your email address will not be published.