Prefeitura de Caraúbas desenvolve ação direcionada a hipertensos e diabéticos

[Caraúbas] – Objetivando uma melhor qualidade de vida da população, a Prefeitura de Caraúbas, através da secretaria de saúde, implementou um programa diferenciado de acompanhamento de hipertensos e diabéticos do município.

Levando em consideração que para a prevenção e o sucesso no tratamento é imprescindível que o paciente conheça um pouco mais sobre a sua doença, suas inter-relações, complicações, implicando, assim, em mudança nos hábitos de vida, a secretaria de saúde do município realiza encontros periódicos nas comunidades.

Para o Dr. Cristiano Britto, médico do programa, as doenças crônicas como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, são um crescente problema de saúde pública. Para ele, as consultas individuais não conseguem abordar a integralidade do indivíduo, sendo as reuniões um espaço de estímulo social e de troca de informações. Portanto, busca-se neste trabalho traças uma estratégia de educação em grupo, através de reuniões voltadas aos hipertensos e diabéticos e familiares, pautadas em rodas de conversas sobre temas escolhidos, como alimentação saudável e atividade física.

Ainda segundo Britto, o compartilhamento de saberes integra e vincula profissionais e usuários, abre as portas da unidade de saúde pública e incentiva a corresponsabilização  pelo tratamento.

Segundo a Secretária de Saúde Zilmar Silva, inicialmente, o paciente é cadastrado no programa Hiper Dia, acolhido e aferida a sua pressão arterial, glicemia e peso. Ainda na sala de espera, antes do início dos atendimentos, é realizada uma prática educativa envolvendo diversos temas como os riscos da automedicação, dengue, tabagismo, colesterol, suicídio dentre outros.

Na manhã dessa quinta-feira, 26, foi a vez da Unidade de Saúde Guilherme Portela receber a caravana da saúde, capitaneada pela Secretária de Saúde Zilmar Silva, composta pelo médico Dr. Cristiano Britto, enfermeiras Elizalba Veudacyo e Helena Falcão, técnicas de enfermagem Iraci Veras,  Karol Alves e Teresa Nunes, além  dos agentes comunitários de saúde Francisca Araújo e Gerson Brenner, dentre outros profissionais.

Com as dependências da Unidade de Saúde Guilherme Portela lotadas e todos atendidos em tempo hábil, a população saiu satisfeita e elogiando bastante a iniciativa.

Foto: Facebook

 

 

 

Responda

Your email address will not be published.