Governo do Estado realiza Encontro sobre Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador

[Teresina] – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), e através da Diretoria  de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), deu inicio na manhã desta terça-feira (01) ao IV Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e a IV Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador – O SUS no Piauí em Constante Vigilância, que acontece no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN).

A abertura do evento contou com a participação do secretário de estado da saúde, Florentino Neto, da  Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional

de Defesa da Saúde, Claudia Seabra, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Maria Dolores Nogueira, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Carla Ulhoa, entre outras autoridades.

O Encontro tem como objetivo, promover a troca de conhecimentos, experiencias e reflexões sobre o fortalecimento da atuação da vigilância sanitária e saúde do trabalhador, visando a redução dos riscos e agravos a saúde, melhoria do cuidado e segurança do trabalhador e da população.

Durante o pronunciamento do secretário, Florentino Neto, ele enfatizou o sucesso do evento. “Fico feliz em estar participando deste evento, com o auditório lotado de profissionais. Eu desejo que todos saiam daqui, agregando mais conhecimentos e para que a gente possa estarmos unidos e conscientes de que críticas e sugestões são sempre construtivas para a melhoria da qualidade da saúde do nosso Estado.”

No primeiro dia do evento, acontecem discussões na Mesa-Redonda sobre os Avanços e Desafios para a Segurança do Paciente e Controle de Infecção no País, coordenada pela gerente de controle de estabelecimento de saúde da DIVISA, Romênia Noleto. ” Nesse momento foi mostrado um Panorama do Controle de IRAS no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) construído nos últimos 05 anos, com os seus avanços e desafios e também houve a apresentação da representante do CONASS, sobre o papel do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e a representação da Câmara Técnica de Segurança do Paciente (CTSP) nos Estados” explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

No turno da tarde, os hospitais prioritários e as clínicas de hemodialise, irão apresentar experiências exitosas para garantia de um cuidado mais seguro.

A Programação do Encontro continua até amanha (02), durante todo o dia.

Por Cyntia Veras

Responda

Your email address will not be published.