Hoje é comemorado o Dia do Fisioterapeuta

[Teresina] – O Dia do Fisioterapeuta é comemorado anualmente em 13 de outubro no Brasil. Também conhecido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, esta data celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde que auxilia na recuperação física do corpo humano.

O fisioterapeuta é um profissional que trabalha com o disgnóstico, a prevenção e o tratamento das disfunções cinéticas funcionais do corpo. Este profissional também faz estudos sobre os benefícios que o movimento corporal e as correntes eletromagnéticas podem ter no organismo humano.

Quem trabalha com esta profissão pode atuar em consultórios, centros de reabilitação, asilos, academias, hospitais e muito mais. O fisioterapeuta deve possuir conhecimentos de áreas como a cardiologia, neurologia, pediatria, reumatologia e mais.

Foi em janeiro de 2015, que a Lei nº 13.084 foi sancionada e instituiu oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta. Mas a regulamentação dessa ocupação se deu através do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969. Além dessas datas, em 1975, também foi decretada a Lei nº 6316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

No Piauí, a data foi lembrada pelo Secretário de Saúde Florentino Neto que prestou homenagem aos fisioterapeutas piauienses em sua rede social.

Imagem: Cuidar

Responda

Your email address will not be published.