Campanha Novembro Azul nos postos de saúde de Pedro II

[Pedro II] – Os postos da Estratégia Saúde da Família – ESF de Pedro II iniciaram a campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção e combate ao câncer de próstata, o 2º tipo de câncer mais comum entre os homens. Nos postos de Saúde de Pedro II estão acontecendo várias palestras sobre o tema, com dinâmicas em grupo, verificação de Pressão Arterial (PA), exames de glicemia e teste rápido. As ações são realizadas pela Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde.

“Durante todo o mês vamos reforçar a importância da prevenção e do cuidado da saúde entre os homens, que estão sendo convocados para participar desse momento”, diz a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.

Para a diretora do Hospital Josefina Getirana Netta, Lucimeire Pacífico, as campanhas, como o Novembro Azul, visam educar as pessoas para procurar a prevenção no sistema de saúde, que deve começar cedo. “É um tema interessante para ser trabalhado, já que a procura dos homens aos serviços de saúde é bem menor. Hoje estamos aqui para orientar todos os homens, incluindo aqueles que já têm histórico familiar de câncer da próstata, ou algum problema de saúde na mama, a procurar nossos postos e buscar orientações com enfermeiros e médicos”, afirma a diretora.

Lucimeire lembra da importância de se realizar o exame preventivo da próstata, o PSA. “Quando se faz a prevenção você está evitando várias doenças. Por isso, convido todos os homens para procurar os postos e o hospital, onde eles podem fazer ainda ultrassom da próstata, exame da tireoide, dentre outros. Os homens têm que ser conscientes também que, assim como as mulheres, eles também precisam de tratamento”, completa.

Ascom/Foto: O Dia

Responda

Your email address will not be published.