Municípios passarão a realizar fiscalizações de laboratórios clínicos e postos de coleta no Piauí

Cerca de 50 municípios estão participando nesta terça-feira (19), do Curso de Boas Práticas de Inspeção em Laboratórios Clínicos e Postos de Coletas, realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), por meio da Gerencia de Produtos e Serviços da DIVISA.

O curso é mais uma das medidas de descentralização das ações de vigilância sanitária, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que possibilita aos municípios, desde que possua capacitação técnica operacional, assumir a inspeção e licenciamento do serviço de competência do Estado. “Nesse sentido, nós estamos realizando esta capacitação para que possamos habilitar os profissionais das VISAS municipais a estarem realizando as fiscalizações nesses serviços, mas os municípios continuarão tendo todo o apoio da vigilância estadual, sempre que acharem necessários”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

De acordo com a Portaria SESAPI/GAB N° 16, que trata sobre o licenciamento sanitário dos estabelecimentos/serviços de interesse da vigilância sanitária, os serviços de laboratório clínico é considerado uma atividade de alto risco, sendo o mesmo, de competência da gestão estadual e municipal.

O Curso terá uma duração de dois dias e está sendo realizado no auditório da DIVISA. “Nós teremos dois momentos. O primeiro com as aulas práticas, ministradas pelos técnicos da DIVISA e o segundo momento serão as aulas práticas, onde os profissionais poderão vivenciar os trabalhos diretamente dos laboratórios de Teresina”, explicou a gerente de controle de produtos e serviços da DIVISA, Maria Veloso.

Fonte: Secretaria de Saúde

Responda

Your email address will not be published.