Secretaria de Saúde do Piauí prepara a instalação do 1° Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio

[Teresina] – O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, acompanhado da Deputada Rejane Dias, visitou nesta sexta-feira (22) as instalações do Hospital do Mocambinho para conhecer a estrutura do local que é uma das principais opções para receber as instalações do Primeiro Núcleo de Prevenção ao Suicídio da Rede Estadual de Saúde.

Após a visita, o Secretário Florentino e a Deputada Rejane Dias se dirigiram até a Qualificação de Prevenção ao Suicídio realizado no auditório do DATA SUS, no centro da cidade. Durante suas falas no evento, o Secretário Florentino e a Deputada Rejane defenderam um maior esforço para os trabalhos voltados a prevenção do suicídio.

“A Sesapi tem feito grande esforço para garantir a execução do plano de prevenção ao suicídio no estado. Temos trabalhado com a capacitação dos nossos profissionais tanto em Teresina como nas outras macrorregiões do estado do Piauí. Outro foco do nosso trabalho agora, por orientação do governador, será juntamente com a Deputada Rejane Dias trabalhar na implantação desse nosso Núcleo e Prevenção ao Suicídio, que é de suma importância para mudar a realidade do estado em relação ao suicídio”, aponta o secretário

A Deputada Rejane Dias disse que o cuidado que o Governo do Estado vem tendo com a temática do suicídio são muito necessários, uma vez que este é um problema que assola todo o país. ” Nós vivemos uma onda de problemas relacionados a pessoas que sofrem com depressão e precisamos mudar isso. Queremos atender as necessidades da população, a implantação desse núcleo, assim como a busca por levar profissionais da psicologia para as nossas escolas, é um dos fatores que nos ajudarão na prevenção ao suicídio. Iremos até a Bahia observar as experiências exitosas que eles obtiveram lá com o seu centro de referência e a partir do que for observado lá queremos reproduzir da melhor forma esse serviço no Piauí, atendendo as demandas da nossa população”, falou a deputada.

A Diretora Geral do Hospital, Perla Oliveira, aponta que a medida é um ponto necessário para o enfrentamento e prevenção do suicídio em todo o estado. “Ficamos imensamente gratos pela visita do Secretário de Saúde Florentino Neto Juntamente com a Deputada Rejane Dias com o intuito de nos apresentar o Projeto para Um Centro de Valorização à Vida que é de suma importância para o nosso Estado, visto que os índices de suicídio aumentam há cada ano e nós possuímos uma Equipe Multiprofissional capacitada para melhor desenvolver essas atividades”.

Na próxima semana o Secretário e a Deputada realizaram outra visita ao Hospital da Polícia Militar (HPM) para analisar a estrutura e as instalações da unidade de saúde,e assim definir qual dos hospitais receberá o Núcleode Prevenção ao Suicídio da Rede Estadual de Saúde.

Responda

Your email address will not be published.