Piauí recebe 22 novas ambulâncias do SAMU 192 e renovação da frota de 2020 é antecipada

As unidades vão beneficiar a população de 18 municípios piauienses

[Brasília] – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) cobre cerca de 85% da população brasileira e alcança mais de 173 milhões de pessoas em todo o país. Nesta quarta-feira (18/12), o Governo do Brasil entregou 458 novas ambulâncias, com um investimento de R$ 79 milhões. A medida antecipa a renovação da frota prevista para 2020. A entrega dos veículos para gestores de várias partes do país foi feita pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, durante cerimônia em Sorocaba (SP).

Os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas. A entrega das novas ambulâncias vai beneficiar 329 novos municípios, em 19 estados brasileiros. Ao todo, são 223 unidades distribuídas na região Sudeste, 111 para o Nordeste, 62 na região Sul, 43 para o Norte e 19 na região Centro-Oeste. Com isso, o Ministério da Saúde finaliza a renovação de 100% da frota com mais de 5 anos de uso, até 2020.

Para o Piauí foram destinadas 22 novas ambulâncias que vão beneficiar a população de 18 municípios piauienses do norte ao sul do estado.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que o Ministério da Saúde já entregou toda a renovação de frota de 2019.  “Agora estamos antecipando a renovação de frota de 2020, com esforço do Governo Federal comprando melhor e gerando economia. São 458 ambulâncias que seriam renovadas em meados de 2020”, afirmou Mandetta.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Francisco Figueiredo, destacou  que a entrega de novas ambulâncias é fundamental pelo que o serviço de atendimento 192 representa para a população. “ Há um desgaste natural das ambulâncias. Com a renovação fortalecemos uma grande política do Governo Federal, que é o atendimento de urgência e emergência. Assim, gestores atenderão de forma mais rápida e eficiente os municípios”, disse o secretário Francisco Figueiredo.

Veja os municípios piauienses beneficiados com a medida:

PI Altos 2
PI Angical do Piauí 1
PI Bom Jesus 1
PI Bom Princípio do Piauí 1
PI Buriti dos Lopes 1
PI Canto do Buriti 1
PI Cocal 1
PI Dom Inocêncio 1
PI Flores do Piauí 1
PI Floriano 2
PI Ipiranga do Piauí 1
PI Monte Alegre do Piauí 1
PI Oeiras 1
PI Parnaíba 2
PI Queimada Nova 1
PI Rio Grande do Piauí 1
PI São Francisco do Piauí 1
PI Teresina 2

Com informações do MS/Foto: Gabriela Sampaio

Responda

Your email address will not be published.