Secretaria de Saúde do Piauí realiza campanha de combate a Hanseníase

[Teresina]Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), atividades referente à Campanha do Dia Estadual de Luta contra a Hanseníase 2020. O evento busca alertar a sociedade civil sobre o autoexame, acompanhamento e tratamento de casos de hanseníase, ajudando assim a população a se cuidar e eliminar o preconceito que ainda existe.

No Piauí, em 2018 foram notificados 1009 casos, já em 2019 até o mês de setembro foram notificados mais de 716 novos casos, sendo que dentre estes casos, 46 são em menores de 15 anos.

A supervisora estadual do programa de hanseníase no Piauí, Eliracema Alves, fala que a ação quer promover a inclusão. “Esse evento é para lembrar a sociedade que o mês de janeiro foi escolhido para ser o mês de luta e conscientização contra a hanseníase no Piauí. Essa é uma doença milenar, mas que ainda persiste na atualidade então é preciso não negligenciar e muito menos afastar quem precisa de ajuda”, aponta a supervisora.

Um dos pontos que Eliracema destaca é de que crianças e jovens vem sendo diagnosticados e alguns já com deformidade. “A cada ano que passa percebemos que o número de casos de hanseníase em crianças aumenta e isso é preocupante pois demonstra que a doença esta em atividade e que existe pessoas com a forma multibacilar, forma de contagio, que ainda não foram descobertas e estão contaminando outras pessoas, inclusive menores de 15 anos”, destaca a supervisora.

Entre as atividades que compõem a campanha e que estão sendo realizadas de 20 a 31 de janeiro, estão iluminação em monumentos públicos na cor definida por “Roxo – Medium Purple”, busca ativa de casos novos, avaliação dos contatos dos casos notificados e palestras informativas.

Por: Elis Pegado

Edição: Saúde em Tela

Responda

Your email address will not be published.