Manual do folião: 7 dicas para curtir o Carnaval com saúde

A época mais animada do ano também requer cuidados para não atrapalhar a diversão

Para muitos brasileiros, o ano só começa oficialmente após o Carnaval. A festa mais tradicional do país arrasta pelo Brasil afora milhares de foliões. Mas para garantir o aproveitamento máximo da festa, não basta vestir a fantasia e correr atrás dos blocos: é preciso ficar de olho em algumas dicas importantes. Afinal, dá para curtir sem excessos e com muita saúde!

1 – Em primeiro lugar: hidrate-se

A água é o ponto principal da sua preparação. Na maioria das vezes, o Carnaval acontece em um período de muito calor. Só isso já seria motivo suficiente para você precisar redobrar os cuidados com a hidratação.

Agora inclui aí a quantidade de atividade física que está disfarçada na dança ou mesmo nas longas caminhadas entre um bloquinho e outro. Todo aquele suor é água indo embora e que precisa de reposição!

Outro ponto de atenção é o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool por si só já provoca a desidratação, que é inclusive um dos motivos da embriaguez e da sensação de ressaca.  Ou seja: exagerou nos drinks? Não deixe de beber bastante água!

Invista bastante na água natural ou na água de coco, que hidrata e ainda ajuda a repor os sais minerais. Uma dica é carregar sempre consigo uma garrafinha. Já pensou que ela pode até incrementar a sua fantasia?

2 – Folião de barriga vazia não para em pé!

É inevitável não se deparar com as barraquinhas de lanches nos arredores da folia. Acontece que apesar de práticas, as comidas de rua podem oferecem riscos de intoxicação alimentar. Geralmente os lanches servidos são feitos à base de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, congelados, etc.

Assim como no dia a dia, a alimentação no Carnaval também deve se basear em alimentos in natura ou minimamente processados. Para garantir a energia necessária, o seu corpo precisa de nutrientes. Prefira comidas leves para não atrapalhar a digestão e dê preferência a alimentos ricos em fibra para garantir maior saciedade ao longo do dia.

Já pensou como as oleaginosas (castanha-de-caju, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), nozes, amêndoa, amendoim, avelã) são ótimas opções para lanches rápidos? Vale levar para a folia e comer na hora da fome. Assim você economiza e ainda evita as comidas de rua.

3 – Mas depois de comer, é hora de parar um pouco

Agora que você já está de barriga cheia, seu corpo precisa de um descanso para não sentir nenhum desconforto na folia. Mesmo depois de refeições leves, o ideal é esperar uns 30 minutos para entrar na agitação novamente, conforme ensinou Edgard Soares, doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), em entrevista ao Saúde Brasil.

4 – Uma boa noite de sono pode salvar o seu dia

Pode parecer estranho falar em dormir em pleno carnaval, mas uma boa noite de sono é fundamental para garantir a energia do dia seguinte e o seu bem-estar geral. Afinal, após um dia repleto de atividades o corpo precisa de repouso para voltar a funcionar bem pela manhã.

5 – Vale ir fantasiado, só não vale ir desconfortável

Assim como em qualquer atividade física, você precisa estar atento às roupas e aos calçados, afinal nada melhor que deixar o corpo livre para realizar os movimentos. Devido ao calor e o suor excessivo, é importante dar preferência para roupas leves e arejadas.

Em relação aos calçados, eles precisam ser confortáveis e adequados para aguentar a agitação. Essa dica é importante principalmente para prevenir lesões. Para não atrapalhar a diversão, coloque em primeiro lugar o seu conforto e segurança na hora de montar a fantasia.

6 – O Carnaval pode ser o início de uma vida mais ativa

Já reparou a quantidade de atividade física que você está praticando ao pular carnaval? A dança, por exemplo, exige intensa movimentação do corpo e proporciona o gasto de energia por meio dos movimentos.

Além disso, é muito comum que os foliões passem longas horas em pé ou mesmo caminhando entre um bloco e outro. A caminhada, inclusive, é um exemplo de atividade aeróbica que melhora o condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular.

Por esse motivo, é importante manter-se fisicamente ativo durante todo o ano. Assim, você já chega com o corpo preparado para aguentar todos os dias de festa.

7 – Exagero só se for do seu brilho

Muitas festas de Carnaval são feitas a céu aberto e nessa época do ano o sol também costuma caprichar no brilho. Então fique de olho nos cuidados: evite os horários mais quentes e inclua na sua fantasia adereços que vão te proteger do sol, como: óculos escuros, viseira ou boné.

Se você já deu “check” em todas as dicas, chegou a hora de brilhar e cair na folia!

Fonte: MS

Responda

Your email address will not be published.