SAMU Estadual receberá protocolo para melhorar transferências hospitalares

????????????????????????????????????

[Teresina] – Na manhã desta segunda-feira (09) os coordenadores médicos das bases descentralizadas do SAMU Estadual (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), membros do COSEMS-PI e o Dr. Telmo Mesquita se reuniram na sede estadual do SAMU para discutir sobre a elaboração de um protocolo referente as transferências inter-hospitalares. O protocolo deverá ser instituído até o início de abril.

A coordenadora estadual do Samu, Christiane Rocha, destaca que o protocolo ajudará a evitar que as ambulâncias do serviço de atendimento móvel fiquem muito tempo afastados dos serviços de atendimento dentro dos municípios onde elas estão. Ela assegura ainda que o protocolo não irá afetar a ocorrência das transferências. “Nós percebemos que algumas ambulâncias estavam passando mais tempo em viagens do que atendendo a população de seus municípios, com o protocolo as transferências continuarão ocorrendo mas sem afetar de forma negativa o atendimento pré hospitalar”, aponta a coordenadora.

O Dr. Telmo Mesquita é coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado (RUE) e esteve na reunião representando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Segundo ele, o protocolo é de suma importância para o um funcionamento mais efetivo do Samu no quesito de atendimento da população.

“O protocolo vai melhorar esse processo de transferências em qualquer categoria. Agora, após feito o protocolo, iremos conversar com o Ministério Público e com os Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem para implantarmos de forma efetiva esse protocolo, melhorando assim o atendimento a população”, destacou o Dr. Telmo Mesquita.

Responda

Your email address will not be published.