Relação entre pais e filhos e desenvolvimento mental é tema de livro de psicóloga do CMAM

[Teresina] – A psicóloga Andréia Leite, do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), lançou nessa sexta-feira, 13, o livro “Relação Pais e Filhos e Desenvolvimento Mental de Crianças”. O CMAM é um serviço de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

“O livro tem 17 artigos. Todos os elementos apresentados são de elementos de prática. Esse livro é um ‘filho’, sendo eu a mãe e o CMAM o pai. Tento usar uma linguagem bem didática para atingir não só profissionais de educação ou saúde, mas também para os pais de crianças”, explica a psicóloga Andréia Leite.

Para muitos, uma questão de autoridade. Para outros, uma questão de amizade. Os conflitos na relação entre pais e filhos ultrapassam gerações e são, desde sempre, motivo de debates e reflexões entre pessoas de todas as idades. A convivência entre o adulto e a criança traz à tona uma série de questionamentos que buscam solucionar os problemas enfrentados na hora de educar, impor limites e ao mesmo tempo, transformar tudo isso em uma relação de confiança e cumplicidade.

A autora proferiu palestra aos presentes. Estiveram prestigiando o evento os pais das crianças que são acompanhados no CMAM, bem como todos os parceiros compostos por clínicas e universidades.

Fazer com que crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem tenham um desenvolvimento maior através das suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, é o objetivo do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM). O Centro atende crianças e adolescentes com idades entre 5 a 16 anos e que são encaminhados pelas escolas da Rede Municipal de Ensino com suspeita de algum transtorno, como, dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH), transtornos emocionais e de fala.

“Em três anos nós já atendemos 1.229 alunos da rede municipal de ensino. Somando 4.064 atendimentos médicos, 275 alunos atendidos com terapia e 32.177 sessões terapêuticas”, afirma Daniela Escórcio, diretora do CMAM. Ela diz ainda que o livro da psicóloga Andréia Leite é uma forma de orientar os pais como lidar com determinados assuntos. “Cada etapa tem suas dificuldades e conquistas, pois ocorrem em momentos diferentes”, lembrou.

Ascom/FMS

Responda

Your email address will not be published.