Sobe para 63 a quantidade de casos suspeitos de Coronavírus no Piauí

[Teresina] – A Secretaria de Saúde do Piauí divulgou às 10 horas da manhã desta quinta-feira(19), novo boletim sobre a quantidade de casos do novo Coronavírus, o  Covid-19, no estado do Piauí.

A quantidade de notificações em todo o estado subiu para 88, sendo 63 casos suspeitos e 25 descartadas. Ontem(18), a quantidade de casos suspeitos totalizava 43 casos. Confira o quadro abaixo:

De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um destes vírus, consequentemente temos a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Luz, em São Paulo. Agora este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.

O Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que o Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste. Florentino aborda ainda a importância da divulgação dos dados dos resultados dos exames laboratoriais diariamente.

“Estamos procedendo com transparência e com muita responsabilidade divulgando todos os dias os dados consolidados dos exames laboratoriais realizados aqui e no centro de referência, permitindo informar a população quantos caso nós temos suspeitos e quantos já foram descartados. Quero tranquilizar os piauienses e informar que até esse momento não temos nenhum caso confirmado”, pondera.

Por fim, o Secretário Florentino conclamou toda a população piauiense a ficar em isolamento social , ou seja, mantendo-se em casa.

Responda

Your email address will not be published.