Nenhum profissional de saúde do Piauí foi contaminado pelo Covid-19

[Teresina] – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) não notificou até agora nenhuma contaminação dos profissionais de saúde do Estado por Covid-19. O Governo do Estado do Piauí tem feito parcerias com empresas para confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) como máscaras e aventais para que os profissionais trabalhem com extrema proteção.

Reconhecidamente, estes profissionais são o grupo populacional de maior risco porque trabalham diretamente nas áreas com pacientes acometidos pelo vírus. No mundo, pelo menos 12% dos profissionais da área de saúde estão contaminados. Segundo o Superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, o Piauí tem primado pelo uso de EPI´s como matéria prima essencial nesse momento de crise.
“ Estamos também adquirindo os testes rápidos para esses profissionais da linha de frente e vamos estabelecer um protocolo clínico, de acordo com a sintomatologia de cada um. Mudamos até mesmo as escalas de trabalho nos hospitais. Os estudos mostram que quanto menos o profissional está exposto numa área infectada, menos chances têm de contaminação”, explica o superintendente.

De acordo com o Superintendente, os plantões diurnos foram divididos em turnos de seis horas. “ Também reduzimos o número de servidores nas áreas administrativas dos hospitais para evitar aglomeração”, diz ele. O pessoal da área de saúde também passou por um exaustivo treinamento para que todos se protejam.

O Secretário Florentino Neto enfatiza que o Governo tem investido em parcerias com fábricas do Estado para aumentar o número de Equipamentos de Proteção Individual para nossos profissionais. “ A rápida disseminação do vírus desafia qualquer sistema de saúde, mas estamos lutando para proteger o máximo possível os que estão na linha de frente no combate que são os valorosos profissionais da saúde, que estão todos os dias nos hospitais”, explica o secretário.

Responda

Your email address will not be published.