Comitê Científico do Consórcio Nordeste dá primeiras orientações para enfrentamento ao coronavírus

[Teresina] – Um conselho científico formado por pesquisadores renomados vai orientar as decisões tomadas pelos estados do Nordeste, relacionadas ao combate ao novo coronavírus. O médico infectologista José Noronha, diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, é o representante do Piauí no colegiado. Nessa terça-feira (31), em videoconferência, os membros do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e o presidente da entidade, o governador da Bahia, Rui Costa, apresentaram a metodologia que irão usar para ajudar os nove governadores da região a embasarem cientificamente as ações de ataque à pandemia.

“Montar um conselho científico de pesquisadores que são ou possuem relação com a região e que participam de grupos internacionais de pesquisa que estão acompanhando as ações e medidas relacionadas ao novo coronavírus foi uma decisão dos nove governadores do Nordeste. Esperamos que esse grupo apresente sugestões de enfrentamento à Covid-19, por meio de canais como boletins diários com orientações aos governadores, que contenham protocolos de procedimentos médicos atualizados e alternativas para repor insumos para confecção de equipamentos individuais de proteção e para mobilizar a cadeia produtiva envolvida na produção de respiradores, por exemplo”, explicou Rui Costa.

Entre as ações previstas há o desenvolvimento de um aplicativo onde os nordestinos com suspeita do coronavírus poderão informar os sintomas que apresentam e se foram testados. As informações devem acelerar o monitoramento dos doentes facilitando a identificação dos locais com mais casos e viabilizar uma reação mais efetiva nessas localidades, quebrando a cadeia sucessória do vírus.

O Comitê Científico é coordenado por Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores, e por Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

O comitê ainda está em formação, mas já possui 13 membros, incluindo um indicado por cada estado, e deve permanecer ativo até o fim da pandemia.

Com informações do Consórcio Nordeste

Responda

Your email address will not be published.