Educador físico da Humana Saúde orienta sobre treinamento funcional em casa

É possível aproveitar o isolamento social, que previne o contágio pelo novo coronavírus, para criar uma rotina de exercícios que vai manter a funcionalidade do seu corpo

[Teresina] – O treinamento funcional é uma boa opção para quem está em casa por causa do isolamento social. Segundo o educador físico Hector Henrique, do Programa Saber Viver, da Humana Saúde, é possível aproveitar a medida que previne o contágio pelo novo coronavírus para criar uma rotina de exercícios que vão manter a funcionalidade do corpo.

“O treinamento funcional pode ser feito em vários lugares porque ele não depende de aparelhos, só do corpo. Como o próprio nome indica, esse tipo de treinamento é a reprodução de movimentos que melhoram a capacidade funcional do corpo, ou seja, a habilidade para realizar atividades simples, do cotidiano, com eficiência, autonomia e independência”, explica.

A recomendação, de acordo com o educador, é que haja regularidade na realização dos exercícios. “Como toda atividade física, recomenda-se, no mínimo, três vezes por semana, mas nada impede que o treino seja realizado todos os dias, tornando assim, a prática mais efetiva. A duração varia de 30 a 60 minutos, o que torna promissor para pessoas que não tem tempo de se exercitar”, afirma Hector Henrique.

Ele esclarece ainda que a maior parte dos exercícios é executada com o peso do próprio corpo. “Em 30 minutos de exercícios podemos fazer um treino dinâmico e de alta intensidade, promovendo ganhos ótimos. Alguns autores afirmam que após a atividade o corpo continua queimando gordura e acelerando metabolismo por até 48 horas”, revela.

Confira o treino funcional escolhido pelo educador físico:

São 3 (três) circuitos: quantidade de vezes que são executados os exercícios em conjunto.

Meios usados: cronômetros / repetições.

Realize os exercícios na ordem indicada abaixo:

1. Agachamento livre (20 a 30 repetições ou 1 minuto de execução)


2. Polichinelo (20 a 30 repetições ou 1 minuto de execução)

3. Afundo livre (20 a 30 repetições em cada perna)

4. Simulador de corrida (1 minuto de execução)

5. Apoio de Joelho ( 20 repetições)

6. Abdominal Prancha (1 minuto de execução)

Responda

Your email address will not be published.