Índice de isolamento social chega a 51% nesta quinta-feira em Teresina

[Teresina] – índice de isolamento social na capital piauiense registrou um percentual de 51% nesta quinta-feira (09). Foi o número mais baixo observado essa semana, atrás apenas de índice da quarta (08), que registrou 50%. Os dados continuam bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus na capital, que é de 73%.

 

Os índices são monitorados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina. “A empresa com a qual fazemos essa parceria já trabalhava com marketing aqui em Teresina e faz o georreferenciamento de 217 mil celulares na cidade. Observamos então a localização desses aparelhos e, quando a pessoa passa mais de sete horas em um mesmo local, nós identificamos que aquela é a sua residência. Assim, quando ela se afasta pelo menos 450 metros da sua residência, consideramos que ali está ocorrendo uma quebra do isolamento social e é feito o registro”, explica o analista de sistemas da Prefeitura, Eduardo Aguiar.

Além disso, a empresa também está utilizando ferramentas de marketing para enviar alertas para os celulares das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Eduardo aponta ainda que existe uma pequena margem de erro nos dois primeiros dias dessa contabilização, pois o registro de cada pessoa só é efetuado quando os celulares se conectam a internet.

“Por exemplo, na manhã desta sexta recebemos o georreferenciamento do dia anterior, porém algumas pessoas ainda não se conectaram a internet e elas só serão contabilizadas mais tarde, quando o fizerem. Por isso, os dados da quinta-feira poderão sofrer, nos próximos dois dias, uma variação de até 5% para mais ou para menos no número”, afirma.

Responda

Your email address will not be published.