Teresina registra o menor percentual de isolamento social em duas semanas

[Teresina] –  segunda-feira (13) registrou o menor índice de isolamento social das últimas duas semanas em Teresina, com 49%. Os maiores percentuais registrados foram 63% no dia 5 de abril, 66% no feriado da Sexta-feira Santa celebrado no dia 10 deste mês, e 62% no último domingo, dia 12. Nos demais dias de abril, os índices marcaram menos de 57%, número bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%.

A queda no percentual mostra que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa. No último domingo (12), o prefeito Firmino Filho assinou um novo decreto que altera os horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços que já tinham permissão para seguir atendendo a população. Segundo o prefeito, o objetivo é reduzir a possibilidade de transmissão do vírus através da diminuição do número de pessoas utilizando o sistema de transporte coletivo público no mesmo horário.

O isolamento social é a principal ferramenta de combate ao vírus segundo especialistas e órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Em Teresina, segundo os dados do último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, são 710 casos notificados, sendo 75 casos suspeitos, 586 descartados, 49 confirmados e cinco óbitos.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A startup também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Responda

Your email address will not be published.