Governo lançará plataforma de suporte psicoterapêutico para profissionais que estão no enfrentamento ao Covid-19

[Teresina] – O Governo do Estado do Piauí, através da Gerência de Atenção a Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está se preparando para lançar o projeto “COnectadosàVIDa”, que busca a promoção de saúde mental para servidores que estão atuando no enfrentamento da COVID-19. O projeto irá trazer a prestação de atendimento psicoterapêuticos de profissionais da Secretaria de Saúde, de forma online, para os servidores que estejam atendendo casos do novo coronavírus.

O Atendimento será feito por 20 psicólogos em uma plataforma que funcionará a partir das 08 horas da manhã até á meia noite onde os profissionais da Sesapi organizarão uma planilha de atendimentos em 04 turnos com 04 horas de duração cada. Todos os profissionais que prestarão atendimento na plataforma serão treinados e supervisionados pela equipe do Estimule Espaço Integrado.

A Gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, a Psicóloga Especialista Virgínia Pinheiro (CRP21/00832), explica que o projeto tem muita importância, uma vez que garantir a saúde mental dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a COVID-19 é essencial para garantir um atendimento de qualidade para a população piauiense.

“Os profissionais da área da saúde já apresentam uma vulnerabilidade maior para a questão do estresse, seja pela sua dinâmica de trabalho ou por situações específicas do seu dia a dia. Nesse cenário  da Pandemia do COVID-19 precisamos atuar para que e em situações mais tensas, nossos profissionais não sejam afetados de maneira tão brusca emocionalmente  e diante  dessa realidade, a Sesapi irá disponibilizar um acompanhamento psicoterapêutico para os profissionais da saúde que estão no enfrentamento à COVID-19”, explica a gerente.

Ela destaca ainda que o acompanhamento poderá garantir que os profissionais atendam a população de uma forma mais tranquila, saudável e resiliente. “Além desse acompanhamento direto na plataforma, também contaremos com uma rede de apoio com profissionais psiquiatras e assistentes sociais. Precisamos entender que os fatores psicológicos  estão diretamente associados ao gerenciamento de emoções desses profissionais e que fortalecendo esse ponto em cada um destes servidores, teremos um atendimento de mais qualidade para todos”.

O Secretário Florentino Neto fala que o projeto é mais uma ação do governo do estado voltado para o enfrentamento do COVID-19 promovendo o suporte para os profissionais que estão lidando com a pandemia no seu dia a dia. “Sabemos da importância que precisamos dar para a saúde tanto da população como dos nossos profissionais , por isso estamos através desse projeto propiciando um espaço de atenção a saúde mental dos nossos profissionais , para que assim eles possam ter todo o suporte que precisarem para atuar de forma saudável no enfrentamento ao coronavírus”, apontou o Secretário.

Responda

Your email address will not be published.