Hospital Deolindo Couto em Oeiras conta com rede avançada no atendimento para Covid-19

[Oeiras] – O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, está entre as unidades portas abertas para atendimento dos pacientes da Covid-19, no Piauí. A unidade conta com 16 leitos de UTI, 20 leitos clínicos adulto e cinco leitos clínicos infantil. Entres os leitos de UTI, dez já faziam parte da estrutura do hospital e foram inaugurados há três anos e outros seis foram instalados, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para o combate à pandemia de coronavírus.

“Fomos contemplados no Plano de Contingência da Sesapi com mais seis leitos extras de UTI, dos quais três já estão montados e os demais estão esperando equipamentos para serem concluídos, mas a estrutura física e logística já está funcionando”, explica Alípio Ibiapina, diretor do hospital.

O Hospital Regional Deolindo Couto também recebeu reforço de pessoal por profissionais contratados por meio de processo seletivo simplificado. “Estamos com profissionais da Saúde que foram admitidos através do teste seletivo, reforçando o atendimento da unidade de saúde. Toda nossa equipe está paramentada com equipamentos de proteção individual e tomando as medidas necessárias para aqueles que estão na linha de frente do combate à doença”, garante Ibiapina.

Para otimizar o fluxo de pacientes e trazer mais segurança aos profissionais, a unidade de saúde realizou alterações no seu fluxo de atendimento. “Desativamos o ambulatório que passou a ser pronto atendimento obstétrico. Onde funcionava esse setor, foi realizada a alteração para a porta de entrada exclusiva de Covid-19 que foi isolada para profissionais e pacientes da doença. Assim, evitamos que os mesmos possam entrar em contato com os demais setores do hospital”, ressalta o diretor.

O município de Oeiras conta ainda com a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que passou por uma redefinição de fluxo, onde foi criada uma porta de entrada exclusiva para pacientes com síndromes gripais. “O local foi adaptado para atender aqueles casos suspeitos de Covid-19 e toda a rotina da UPA também foi modificada para otimizar e prevenir aqueles que procuram a unidade”, explicou Alípio Ibiapina.

Tanto o Hospital Deolindo Couto como a UPA-24 horas, fazem parte da Rede Estadual de Saúde do Vale do Canindé e estão atendendo também, através da regulação, pacientes do Centro Sul do Piauí.

Por: Amanda Dourado 


Responda

Your email address will not be published.