Vigilância Sanitária de Barras vai distribuir 5 mil máscaras para população

[Barras] – A equipe da Vigilância Municipal de Barras deu início nesta segunda-feira (11), a distribuição de máscaras laváveis para a população local. Ao todo, a VISA Municipal vai distribuir 5 mil máscaras, que estão sendo confeccionadas no centro de produção do município.

Com a ação, a vigilância sanitária quer conter a disseminação da COVID-19 no município. “Hoje nós distribuímos 300 máscaras. Todas são máscaras laváveis e com elas acrescentamos algumas orientações sobre seu uso adequado.”, disse a coordenadora da  VISA Municipal, Livia Rego.

A distribuição das máscaras está sendo realizada em um ponto estratégico, definido pela equipe da VISA Municipal, a fim de facilitar o acesso da população ao produto.

Amanhã (12), as equipes da vigilância sanitária vão dar continuidade a distribuição no município. “Durante toda essa semana estaremos dando continuidade a essa ação, até que todas as máscaras sejam entregues a população”, acrescentou a coordenadora.

Importância do uso das máscaras

O Coronavírus pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Essas gotículas podem ter sua formação reduzida pelo uso de máscaras não profissionais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no início do mês de abril, um material com orientações sobre a confecção e o uso de máscaras caseiras ou artesanais, feitas com tecido. O objetivo é estimular a população a buscar uma solução de baixo custo e de mais fácil acesso para reforçar a proteção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com a Anvisa, qualquer um pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas, desde que respeitadas algumas regras básicas, como por exemplo, não compartilhar as máscaras, sendo de uso individual e adotar medidas de higiene e de limpeza, além do descarte adequado.

Por Cynthia Veras

Responda

Your email address will not be published.