Covid-19 avança no Piauí, mas o Estado permanece com a melhor situação do Nordeste

[Teresina] – Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, os casos de Coronavírus/Covid-19 avançaram para 105 municípios. O total de casos confirmados no estado subiu para 2.252.

Nas últimas 24 horas, ocorreram 07 mortes no estado do Piauí causados pela infecção por Coronavírus.  A mulher de Parnaíba, 68 anos, e outra de Teresina, 95 anos, além de quatro dos cinco homens confirmados com a doença, eram portadores de comorbidades como: cardiopatia, diabetes e hipertensão.

Ainda com avanço do número de casos, o Piauí se mantém como o estado com menor registros do número de casos e de óbitos pelo vírus causador da pandemia.

Ao analisar os dois Estados com melhor colocação no ranking de registro de casos confirmados e óbitos  pelo novo coronavírus, é possível inferir que apesar da diferença populacional entre o Rio Grande do Norte e o Piauí ser pequena ( 230 mil habitantes ), o número de casos confirmados e óbitos no primeiro Estado é bastante superior ao do Estado do Piauí.

O Rio Grande do Norte registrou 3.004 casos confirmados de Covid-19 neste sábado (16) e 136 óbitos em 38 municípios, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Enquanto no Piauí, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), conta com 2.252 casos confirmados e 72 óbitos.

Essa diferença de 64 óbitos a mais no Rio Grande do Norte chama atenção quanto as medidas adotadas pelo governo de cada Estado. No Piauí , a medidas preventivas estão sendo realizadas de modo incisivo com fiscalização constante de órgãos competentes para cada área, a Sesapi – por exemplo – por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA), corpo de bombeiros, polícia militar e apoio da polícia rodoviária federal, da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e das vigilâncias sanitárias municipais está fiscalizando as barreiras sanitárias feitas nas fronteiras do Estado – impedindo a circulação de pessoas infectadas de um estado para o outro e intra-estadual também.

                       Da esquerda para a direita: Deputada Janaína Marques, Governador Wellington Dia e Prefeito Firmino Filho

Ademais, outras medidas fortes foram adotadas como : antecipação de feriados; proibição de vendas de bebidas alcoólicas durante os feriados e finais de semana; fechamento total do comércio com exceção de farmácias , supermercados e  postos de gasolina ; e também a adoção de inovação tecnológica como o aplicativo Monitora Covid. Através desse aplicativo a população tem atendimento médico garantido sem sair de casa .

Nesse contexto , destaca-se a demonstração de espírito público dada pelo Governador do Estado do Piauí – Wellington Dias e pelo prefeito da capital – Firmino Filho, que em pleno período pré-eleitoral colocaram as armas no chão, deixando a política em segundo plano e se juntando para derrotar o inimigo comum – COVID-19.

Vale ressaltar , o empenho do Secretário de Saúde do Estado do Piauí – Florentino Neto – que tem se dedicado incansavelmente para garantir atendimento de ponta para todos os enfermos pelo coronavírus e assistência em saúde para toda  população.

                                                                         Secretário de Saúde do Piauí Florentino Neto

Responda

Your email address will not be published.