Conselho de Saúde do Piauí entrega kits de testagem em municípios do Estado

[Teresina] – Em panorama de pandemia, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) vem intensificando as ações de combate ao novo coronavírus no Estado. Nesta semana, através do “Programa Emergencial Busca Ativa Covid-19”, foram entregues kits de testagem da doença em diversos municípios como Angical do Piauí, Agricolândia, Hugo Napoleão, Regeneração, São Gonçalo do Piauí e São Pedro do Piauí.

O presidente do CES-PI, João Cabral, informa as ações realizadas pelo Conselho e a importância do projeto. “Estamos acompanhando as testagens de Covid-19 nos municípios. Nas cidades fazemos a entrega dos kits que amplia a capacidade de testes da população, através da uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e secretarias municipais. Essa ampliação cabe, principalmente, aqueles que se expõe ao risco de contaminação como os profissionais da saúde”, relata.

O Projeto Emergencial Busca Ativa Covid-19 tem como objeto firmar a mútua cooperação entre a SESAPI e a Secretaria Municipal de Saúde, com base no decreto estadual n° 18.972, de 08 de maio de 2019, que institui o programa, em cooperação com os municípios, equipes de busca ativa para promover nos territórios de desenvolvimento o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19, autorizando a contração por excepcional interesse público de pessoal para composição das equipes de busca ativa, bem como demais pessoas em casos suspeitos de contaminação.

João Cabral parabeniza aos municípios pela a atuação e comprometimento no combate ao novo coronavírus. “Parabenizo às secretarias dos municípios pela atuação de enfrentamento a Covid-19, com a implantação de barreiras sanitárias e orientações para os profissionais e sociedade. Reafirmo que o isolamento social é a solução mais eficaz para evitar a curva crescente do coronavírus no Piauí”, finaliza o presidente do CES-PI.

Responda

Your email address will not be published.