HGV abre 10 leitos de UTI e 40 enfermarias para atender casos da Covid-19

[Teresina]- Com o objetivo de reforçar o atendimento aos pacientes com a Covid-19, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) abriu, nessa quinta-feira (4), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria. A meta é que, até o fim deste mês, o hospital tenha 50 leitos de terapia intensiva para atendimento a pacientes em estado mais grave da doença.

“O Governo do Estado está avançando com ações estratégicas para prestar uma assistência de qualidade a pacientes vítimas da Covid-19, uma vez que somos referência para todos os municípios do Piauí”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Segundo o gestor, a meta é que o hospital abra mais leitos nas próximas semanas. “Graças a um esforço do Governo do Estado e Fundação Hospitalar, estamos finalizando mais 10 leitos e, nas próximas semanas, mais 20 leitos, o que totalizarão 50 leitos de terapia intensiva somente para pacientes com a doença”, explica Gilberto Albuquerque.

O diretor explica também que foram feitas adequações na estrutura física da unidade, o que proporcionou a abertura de 40 leitos de enfermarias para pacientes com a Covid-19.

Os novos leitos anunciados foram organizados com equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).

Para o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, é preciso reforçar a estruturação do hospital neste período que culmina com o pico da pandemia. “Estamos ampliando os leitos de UTIs, que devem chegar a 50, assim como, reforçando as medidas de proteção e segurança, assegurando um atendimento de qualidade à população que vier a ser acolhida no HGV. Vale ressaltar que temos realizado testagem nos colaboradores e intensa desinfecção do ambiente hospitalar, para evitar a propagação do vírus”, destaca o gestor.

Dezoito pacientes recuperados

De acordo com o boletim epidemiológico do HGV, no período de 1º de abril a 31 de maio, o HGV contabilizou 97 pacientes admitidos na área Covid, sendo que 63 casos foram confirmados para Sars-Cov-2. Desses, 18 já foram recuperados e 16 foram a óbitos.

Por:  Fátima Oliveira

Responda

Your email address will not be published.