Hospital de Campanha Estadual realiza Campanha do Enfrentamento Seguro

[Teresina] – O Hospital de Campanha Estadual (HCE) está realizando de 09 a 11 de junho a Campanha do Enfrentamento Seguro, que tem como objetivo principal evitar a contaminação por Covid-19 de seus colaboradores.

Organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A campanha está contemplando os colaboradores assistenciais do HCE, em três turmas por dia, nos horários das 9h às 10h, das 15h às 16h e das 19 às 20h, quando está sendo ministrado assuntos como higiene de mãos, paramentação, desparamentação, notificação de incidentes, descarte seguro de resíduos e fluxo área Covid-19.

A enfermeira coordenadora da CCIH, Herilane Cavalcante, destacou que, embora sejam atividades do dia a dia do profissional de saúde, é importante reforçar os protocolos gerais e aqueles elaborados pelo hospital entre os colaboradores, a fim de garantir a segurança durante os atendimentos.

“Com o objetivo de garantir que todos os nossos colaboradores estejam preparados para o atendimento ao paciente confirmado Covid-19, é de suma importância padronizarmos os processos de como o profissional deve se paramentar e se desparamentar, para garantir segurança aos nossos colaboradores. Todos os protocolos e os fluxos elaborados seguem normas da ANVISA e do Ministério da Saúde. Estamos apresentando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) utilizados no hospital, de acordo com a área e indicação de cada um. É preciso fazer um uso consciente e seguro. Estamos ressaltando a importância da higiene de mãos, mostrando técnica adequada e o tempo desta prática. Estamos trabalhando constantemente na promoção de um atendimento de qualidade e segurança de pacientes e profissionais”, pontuou.

A técnica de enfermagem Deusimar de Albuquerque participou de uma das turmas da campanha. Para ela, as lições aprendidas evitarão a sua contaminação e a de seus familiares. “No meu ponto de vista, todas as informações são cabíveis para um profissional, para que ele tenha o conhecimento específico sobre a Covid-19. É muito importante porque a gente está levando o conhecimento para si e para fora também. Então, essa unidade está me fornecendo essas informações e isso vai colaborar para a minha evolução profissional e evitar contaminação, pois se eu me contaminar, levarei para fora e para minha casa”, finalizou.


O Hospital de Campanha está há 12 dias em funcionamento e tem recebido pacientes de unidades de saúde de Teresina e de outros municípios do Piauí. Até o momento, 07 pacientes que receberam tratamento no hospital tiveram alta.

Responda

Your email address will not be published.