Cientistas falam das últimas descobertas sobre manifestações e sequelas do coronavírus

[São Paulo] – Quais as consequências do coronavírus nos diversos sistemas? Há sequelas nos pacientes que, em tese, já estão curados? O que os médicos foram aprendendo sobre a doença nesses seis meses de pandemia por aqui?

Para falar sobre o tema, Ciência USP apresenta uma live no YouTube Canal USP, na próxima quarta-feira (02), às 11 horas. Um dos convidados é o médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva. Ele coordena um grupo de pesquisadores que estuda tecidos de pacientes mortos pela doença para entender quais seus mecanismos e danos aos diversos órgãos e sistemas do corpo humano.

Também vamos conversar com a médica pneumologista do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Hospital Sírio-Libanês Elnara Negri. Entre outros trabalhos importantes, ela teve destacado pela revista Science um artigo que aborda a evolução do tratamento hospitalar da forma severa da covid-19 grave com heparina —anticoagulante indicado para reversão da trombose. Outros estudos internacionais têm comprovado os bons resultados do medicamento na redução dos tempos de intubação e internação dos pacientes em casos graves, indicando que problemas circulatórios são um componente importante da doença.

O acesso é aberto e a live pode ser acompanhada a partir das onze horas neste link.

Fonte: Jornal da USP

Comments are closed.