Maskne: a acne causada pelo uso diário de máscara durante a pandemia , saiba mais aqui

[Teresina] – Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus falou-se muito do uso da máscara para diminuir o contágio do vírus denominado SARS-CoV-2. Nesse contexto , o uso desse acessório passou a ser obrigatório previsto em lei sancionada pelo Presidente da República .

O uso prolongado desse acessório de proteção individual provocou o surgimento de acne em muitos usuários e esse tipo de reação ficou definida como MASKNE.

A palavra MASKNE deriva da língua inglesa Mask’s acne que quando traduzida para o português é definida como: acne causada pela máscara. Esse termo já é conhecido há muito tempo por profissionais que precisam trabalhar por longas horas usando o acessório , mas só agora veio a tona devido ao grande número de pessoas fazendo uso e apresentando essas reações.

 

COMO A MÁSCARA FAVORECE A OCORRÊNCIA DA MASKNE ?

Quando longas horas usando máscaras a região do rosto coberta fica exposta a um ambiente mais úmido e quente promovendo uma hiperativação das glândulas sebáceas locais . Essa a hiperativação aumenta a oleosidade da pele resultando no surgimento das acnes na região coberta pela máscara.

Mesmo com essa problemática é importante permanecer com o hábito de usar máscara ao sair de casa , já que o processo de adoecimento da COVID-19 é bem mais grave do que o surgimento da Maskne que é um fenômeno estético.

 

COMO CUIDAR DA PELE NESSE PERÍODO ?

Segundo alguns membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia , é interessante que os cuidados com a pele nesse período sejam redobrados .

Ainda não é conhecido um tratamento específico para essa alteração de pele , mas sabe-se que a higiene adequada com produtos específicos para cada tipo de pele , uso de protetor solar diariamente e reaplicado a cada 2 horas , uso de hidratantes e a ingestão de água para hidratar todo o corpo  pode minimizar os danos á pele .

 

7 Dicas do Saúde em Tela :

  1. Antes de colocar a máscara no rosto lave bem a face com sabonete líquido específico para a sua pele;
  2. Evitar duchas quentes durante esse tempo em que o uso do acessório faz-se necessário;
  3. Mantenha a pele sempre hidratada com cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele;
  4. Tenha o hábito de beber água constantemente para manter todo o corpo hidratado;
  5. Use protetor solar diariamente e reaplique após 2 a 3 horas da última aplicação;
  6. Esfoliação da pele pelo menos 1 vez por semana;
  7. Ao escolher a máscara procurar as que são fabricadas em tecidos macios (algodão ou seda)

 

 

 

 

 

Comments are closed.