Diagnóstico precoce aumenta chances no tratamento do câncer de próstata

[Teresina] – O Novembro Azul tem como objetivo chamar atenção dos homens para a necessidade de conscientização na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Destacando a importância de consultar regularmente um especialista e assim aumentar as chances de bons resultados no tratamento da doença.

O urologista Pablo Mattos, da clínica Oncomédica, fala da necessidade de investir em hábitos saudáveis como prática preventiva e frisa a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Conscientizar o paciente que os hábitos saudáveis, especialmente se praticados ao longo de muitos anos, podem proporcionar um ambiente mais favorável e menos nocivo ao nosso corpo. Assim podendo contribuir para evitar agravos de saúde em geral, inclusive o câncer. Além disso, uma rotina de visitas preventivas pode identificar mais precocemente cânceres, inclusive o de próstata, e as medidas necessárias podem ser implementadas sem atrasos”, disse o médico.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata, no Brasil, é o segundo mais frequente entre os homens. Em 2020, por exemplo, de acordo com o Inca, estima-se que teremos aproximadamente 65 mil novos casos da doença no país. Daí a importância da detecção precoce da doença para que os pacientes tenham maiores chances no tratamento.

“Existe uma associação clara entre câncer de próstata e idade mais avançada, história familiar e homens negros, esses últimos são mais vulneráveis ao aparecimento desse tipo de câncer. Fatores ambientais, incluindo tipos de dieta, localização geográfica, exposição a agentes químicos, tabagismo, obesidade, sedentarismo, entre outros, provavelmente têm participação relevante. Porém, os estudos ainda não conseguiram dimensionar o peso desses fatores na carcinogênese”, afirmou o urologista.

Especialistas apontam que com a pandemia do novo coronavírus houve uma considerável redução e retardo importante do acesso dos pacientes oncológicos aos médicos, fator esse que pode contribuir para o aumento no número de casos mais avançados para os próximos anos. Por isso é fundamental que os homens possam realizar a prevenção de forma regular em relação ao câncer de próstata, como ressalta o urologista Pablo Mattos.

“É importante visitar o urologista regularmente ao longo da vida. Quanto mais cedo melhor. No acompanhamento prolongado, medidas de prevenção baseadas em bons hábitos são reforçadas todas as vezes, sendo possível realizar uma vigilância individualizada e criteriosa para o câncer de próstata nos pacientes que estão sob maior risco, com o intuito de detectar um eventual câncer em suas fases mais iniciais, quando as chances de cura são maiores”, concluiu o especialista.

Fonte: Ascom| Foto: Freepik

Comments are closed.