Gastrite : uma das causas mais comuns de dor no estômago

[Teresina] –  O sistema digestório humano é composto pelo Trato Gastrointestinal (TGI) , no qual engloba a cavidade oral ( boca ) , faringe , esôfago , estômago ,  intestino delgado , intestino grosso ( cólon ), reto e ânus .

Um dos principais órgãos desse sistema  que cursam com dor e outros sintomas associados é o estômago .Pelo menos uma vez durante toda a sua vida você sentiu azia e/ou dor nesse órgão .

O estômago possui um líquido ácido – o suco gástrico –  em sua cavidade que auxilia na  absorção dos nutrientes (vitaminas e minerais) dos alimentos que ingerimos e ajuda também na proteção contra bactérias prejudiciais ao nosso organismo.

E qual a relação da gastrite com o estômago ?

 

A gastrite é a inflamação da parede estomacal , ou seja , inflamação da mucosa que reveste as paredes do órgão em reposta a uma agressão que a mesma sofre que pode ser do tipo aguda ou crônica .

Quais são as causas ?

 

  1. Automedicação ( uso de anti-inflamatórios como , por exemplo , Ibuprofeno e Aspirina )
  2. Uso de álcool e drogas
  3. Tabagismo
  4. Infecção pela bactéria H. Pilory

 

Quando suspeitar que tenho gastrite ?

 

Esse processo inflamatório pode gerar alguns sintomas como :

  1. Dor na região do estômago
  2. Azia
  3. Náuseas e vômitos
  4. Perda de apetite
  5. Sensação de saciamento após ingestão de pouca quantidade de comida

Como descubro a doença ?

 

Buscando ajuda médica especializada ( gastroenterologista ) quando tiver algum sintoma de gastrite. O médico de acordo com a necessidade pode solicitar um exame chamado de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) para confirmação do diagnóstico , pois a partir dele é possível visualizar e avaliar a integridade da mucosa do esôfago e do estômago .

Além disso , por meio desse mesmo exame é possível fazer a coleta de um pedaço da mucosa para uma avaliação minuciosa microscópica.

Como trato a gastrite ?

 

O tratamento é feito através da prescrição de medicamentos associados a mudança de hábitos alimentares e hábitos de vida .

O uso de antibióticos pode ser indicado se após avaliação microscópica  for identificado a presença da bactéria H. Pilory como causadora da doença.

Se não for tratada adequadamente o que pode acontecer ?

 

A complicação decorrente da gastrite não tratada é a úlcera péptica gástrica – uma ferida na parede do estômago causada por destruição da mucosa; provocada pelo contato do suco gástrico com a ferida previamente formada.

Ela pode causar sintomas semelhantes aos da gastrite acompanhados ou não de sangue nas fezes e vômitos.

 

Foto: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.