Micose nos pés: conheça as causas e saiba como tratar

A micose é o nome dado a infecções causadas por fungos. Esse tipo de doença pode afetar diversas áreas do corpo, entre elas, dedos e unhas dos pés. A seguir, Ligia Kogos, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica as causas e dá dicas para combater esse problema.

Informação, cuidados e prevenção: a newsletter que se preocupa com a sua saúde

Sintomas da micose

Um sinal de micose é quando a unha tem a coloração alterada , esbranquiçada, amarelada ou acinzentada e começa a se descolar do leito, acumulando materiais sob ela. Normalmente, essa doença aparece nos dedos dos pés devido à pressão que sofrem dentro dos sapatos. A alteração da coloração inicia-se pelas laterais da unha, expandindo-se gradativamente. Outro sintoma é a dor.

Como prevenir micose?

Os sapatos de bicos arredondados são a melhor escolha, pois não traumatizam a região das unhas. Os tecidos do forro devem ser macios para que o trauma seja aliviado. Usar meias de algodão ao invés das sintéticas também evita o surgimento do fungo. Após um dia inteiro usando calçados fechados, é bom chegar em casa e pôr os pés em chinelos.

Cuide-se no inverno

O fungo pode aparecer em qualquer estação do ano. O calor do verão favorece a proliferação, devido à umidade. Por outro lado, o inverno é uma estação em que o uso dos sapatos fechados é constante, o que também pode atrair o fungo da micose. A alteração das condições locais é um fator determinante para que o fungo se instale nos dedos dos pés.

Formas de tratamento

Existem tratamentos locais, como cremes, loções e esmaltes antifúngicos e medicamentos via oral, receitados pelo médico. Além disso, secar bem os dedos dos pés após o banho é importante para combater e, até mesmo, evitar a micose, mas o principal cuidado é tentar impedir o traumatismo com o uso de sapatos fechados.

Fonte: Portal ig Saúde

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy