Você fecha a tampa do vaso para dar descarga? Ciência mostra que deveria; entenda

Provavelmente, todos já ouviram a recomendação para fechar a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga. Muitas pessoas podem achar que o conselho é ultrapassado ou desnecessário. Mas uma pesquisa publicada recentemente na revista Scientific Reports revelou que essa atitude é fundamental para não ficar coberto de germes.

Cientistas da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, utilizaram lasers verdes brilhantes para iluminar o ambiente. As luzes foram capazes de captar a liberação de uma nuvem de partículas semelhante ao Vesúvio, que atinge mais de 1,5 metro acima do assento, após o acionamento da descarga.

“Todos nós ficamos surpresos”, disse John Crimaldi, principal autor do estudo.

Os pesquisadores dizem que a descarga com a tampa aberta libera a chamada ‘pluma de aerossol’ – uma grande nuvem de partículas de vapor que carregam bactérias e outros patógenos. A equipe deu descarga em banheiros contendo apenas água limpa e não investigou a infecciosidade de quaisquer partículas que pudessem estar na pluma.

No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar em uma explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli, norovírus e possivelmente até mesmo coronavírus.

Estudos anteriores mostraram que o Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, está presente em dejetos humanos, embora ainda não haja evidências conclusivas de que ele se espalhe de maneira eficiente por meio de aerossóis de banheiro.

Algumas dessas partículas podem atingir diretamente seu rosto, pousar em sua pele ou até mesmo entrar em contato com objetos no banheiro – incluindo sua escova de dentes.

A partir dos experimentos, os pesquisadores descobriram que as partículas da descarga podem disparar a velocidades 2 metros por segundo, atingindo 1,5 metros de altura, acima do vaso sanitário, em apenas oito segundos. As gotas maiores se depositam nas superfícies em poucos segundos, mas partículas menores permaneceram suspensas no ar por vários minutos.

Essas partículas menores tinham menos de 5 micrômetros (0,0002 de polegada ou um milionésimo de metro) de diâmetro e podem escapar dos pelos do nariz e chegar mais fundo nos pulmões.

Em geral, o estudo aponta para a necessidade de vasos sanitários com tampa em instalações públicas, e dá um recado para as pessoas de fato ouvirem aquele conselho de mãe e fecharem a tampa antes de dar descarga. Também mostra a importância de trabalhar estratégias de desinfecção e ventilação para reduzir o risco de exposição a patógenos em banheiros públicos.

“Se é algo que você não pode ver, é fácil fingir que não existe. Mas depois de ver esses vídeos, você nunca mais vai pensar em uma descarga do banheiro da mesma maneira. Ao criar imagens visuais dramáticas desse processo, nosso estudo pode desempenhar um papel importante nas mensagens de saúde pública”, disse Crimaldi.

Fonte: O Globo

Foto: Freepik

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy