DestaqueSaúde e Boa Forma

6 passos para aprender a meditar e aproveitar os benefícios da prática

Em um mundo tão acelerado como o nosso nos dias de hoje, às vezes é muito difícil encontrar uma brechinha para fechar os olhos e fazer uma respiração profunda. Com isso, estamos cada vez mais cansados e atarefados e sempre “sem tempo”. Mas, como seres humanos, precisamos de um tempo só para nós, nem que sejam apenas dez minutos de conexão conosco mesmo, pensando no momento presente e deixando o futuro, de fato, para o futuro. Afinal, sem essa pausa podemos ficar refém de nós mesmos e cada vez mais esgotados.

A meditação pode ser uma excelente aliada no dia a dia para que esse esgotamento seja evitado e para que tenhamos uma conexão interna que nos permite uma pausa e viver exatamente o aqui e o agora. Essa prática é milenar e começou com os povos indianos, chineses e japoneses.

Fábio Teixeira, docente no curso de psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, descreve a meditação de uma forma simples. “Trata-se de uma atitude mental de foco e concentração no vazio, uma forma de, momentaneamente, desocupar a mente de pensamentos, ideias, emoções e sensações. Gosto de dizer que é uma forma de parar a mente e de fazer uma pausa no tempo”, diz.

le afirma ainda que essa prática é acessível para qualquer pessoa, em qualquer idade, em qualquer lugar. “Não precisa de um local especial, equipamentos ou medicamentos. Faz parte da habilidade humana parar um pouco, respirar, organizar os pensamentos. E não é necessário muito tempo, pois parar de um a cinco minutos por dia é mais que suficiente. Só precisa mesmo criar o hábito de fazer uma pausa no dia a dia para ficar em silêncio”, explica Teixeira.

Outro aliado para esse descanso mental diário é a prática de relaxamento, que por sua vez existem dezenas de formas para inserir no dia a dia, como ioga, banho de imersão em água quente, massagens diversas ou mesmo um passeio em um parque ou em uma cachoeira.

Fonte- Correio Braziliense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo