A alimentação pode fazer a diferença para quem sofre com dores constantes de cabeça

Já sabemos que os benefícios dos exercícios físicos frequentes vão muito além do emagrecimento. Sim, a atividade aeróbica é potencialmente positiva para a redução do estresse, da ansiedade, da depressão e, consequentemente, daquelas dores tensionais, resultado também de uma alimentação pouco ou nada equilibrada. Estudos indicam que a ingestão de alimentos ricos em nutrientes como ômega 3, magnésio e selênio, ajuda no controle da dor. Por isso, adotar hábitos saudáveis pode ser a solução para aquela dor que teima em atrapalhar seu dia a dia.

Médicos costumam orientar seus pacientes a preencherem o que eles chamam de diário da dor. Seja num aplicativo ou caderninho, a ideia é que a pessoa registre os alimentos ingeridos ao longo do dia. Com base nessas anotações, é possível associar a dor de cabeça a determinadas substâncias.

Alimentos processados (pão, queijo envelhecido e creme de leite), frutas secas (figo, tâmara) e algumas frutas cítricas (como abacaxi, por exemplo), doces (chocolate) e industrializados (alimentos enlatados e em conserva) podem ser o gatilho para a dor.

Para ajudar no bem-estar de quem sofre com dor de cabeça, separamos sugestões de cardápio para o seu dia a dia.

Café da manhã

Chás de camomila e erva-cidreira

Café – sem excesso

Sucos de morango, uva, laranja e limonada

Ovos

Leite desnatado

Queijos magros

Almoço

Peixes como atum, salmão e sardinha

Vegetais de cor escura, como brócolis e agrião

Arroz

Feijão

Lanche

Creme de aveia feito com leite desnatado

Banana bem madura – pode ser consumida massada com canela, batida no leite desnatado ou feita em um bolo leve e sem conservantes

Pão integral com patê de atum ou com queijo magro

Jantar

Peixes, como os listados acima ou filé de frango preparado no forno ou cozido na água e pouco sal

Batata cozida ou purê de abóbora

Ervilha

Arroz

Lentilha ou grão de bico

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy