A vacina é extremamente eficaz, já perdemos muitas crianças, diz especialista

Os testes mostraram que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idades entre 6 meses e 4 anos é “extremamente eficaz”.

A afirmação é de Cristiano Zerbini, médico e coordenador dos testes da vacina da Pfizer em São Paulo, durante entrevista à CNN na tarde deste sábado (17).

“Eu diria entre 75 e 80% de eficácia”, disse ele. “Quando ocorre alguma reação, como febre baixa, dor no corpo e de cabeça, passa rapidamente, nos sete primeiros dias.”

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta (16), o uso da vacina da farmacêutica Pfizer contra a doença, para essa faixa etária.

“Não há grandes problemas com a vacina, não há efeitos colaterais prolongados e a maioria das crianças não tem nenhum efeito adverso e ficam muito bem protegidas”, salientou.

Zerbini falou ainda sobre o número de óbitos de crianças pela Covid, que, segundo ele é uma “estatística absurda”.

“É importante tomar essa vacina. De janeiro a junho deste ano, nós perdermos 291 crianças para a Covid-19. Desde o início da pandemia, em 2020, até agora, perdemos mais crianças do que 14 outras doenças nos últimos 10 anos. Nós precisamos vacinar as crianças”, alertou.

No momento, ainda está em fase de estudos a permanência da proteção. Para Zerbini, em breve a eficácia poderá ser de até um ano após a vacina.

As crianças que já tiveram contato com a doença poderão ser vacinadas novamente e é preciso esperar um mês para receber a dose.

Dosagem da vacina

A Anvisa afirma que o imunizante para crianças entre 6 meses e 4 anos tem dosagem e composição diferentes das utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.

“A formulação da vacina autorizada deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose”, explicou a Agência.

De acordo com a Anvisa, a tampa do frasco da vacina aprovada para as crianças de 6 meses a 4 anos virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

“O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, explica.

vacina infantil covid-19
Frascos de vacinas na cor vinho identificarão os imunizantes para crianças / Anvisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CNN Brasil

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy