Acompanhamento clínico dos bebês deve ocorrer após o nascimento e primeiros ciclos da vida

[Teresina] –  O nascimento de um bebê representa a concretização de um sonho e é sinônimo de alegria para as mamães, papais e toda a família. A tão aguardada chegada do novo membro familiar renova as energias. Porém, especialmente nesse cenário de pandemia, a atenção à saúde dos bebês deve ser reforçada, por isso os testes neonatais, como pezinho, olhinho e orelhinha, são fundamentais logo nos primeiros períodos de vida do recém-nascido.

É imprescindível que o acompanhamento aconteça durante a gestação, nascimento, primeiros estágios da vida e prossiga de acordo com as avaliações e orientações pediátricas. A enfermeira obstétrica da maternidade Med Imagem, Virna Maria Veloso, reforça que a triagem neonatal auxilia no diagnóstico precoce de doenças, “permitindo, portanto, que a mesma seja tratada o quanto antes”, pontua.

Todos os testes duram cerca de 40 minutos. Em relação ao teste do pezinho, o seu resultado sai em média de seis a nove dias, mas todos os demais testes ficam disponíveis em até 72 horas. A recomendação é que o acompanhamento das crianças ocorra a cada um mês a partir do primeiro período de vida. “Posteriormente, a cada dois meses a partir do terceiro período de vida, a periodicidade depende das avaliações pediátricas no que diz respeito a manter gráficos de crescimento, ganho de peso adequado, exames de sangue e imagem adequados”, explica a enfermeira Virna.

Toda a família, principalmente as mamães e papais, deve ficar atenta aos sinais mais comuns que precisam passar por avaliação médica, como a pele amarelada, que pode indicar icterícia; desidratação, que pode ser observada pela frequência na troca de fraldas e hipoatividade, que pode ser observada quando a criança não responde a estímulos do dia a dia, por exemplo. Para somar ao propósito de cuidar da saúde com qualidade, recentemente Teresina ganhou a maternidade Med Imagem, equipada para atender as mamães e bebês com total conforto e segurança, por meio de um espaço acolhedor para consultas e exames.

Frente ao contexto de pandemia mundial, assumir cuidados primordiais com a saúde dos bebês faz toda a diferença. Seguir as orientações preventivas, como não receber visitas e sempre higienizar as mãos antes e depois de tocar no bebê, contribui para sua saúde e bem-estar. Além disso, a enfermeira Virna salienta que “no que diz respeito aos moradores do mesmo ambiente da criança, ao menor sintoma gripal, deve-se colocar a máscara e manter o distanciamento social”, orienta a especialista.

Manter as consultas multiprofissionais da criança em dia também é fator essencial para a manutenção de uma boa saúde. Além disso, ainda é possível utilizar os serviços de telemedicina em diferentes especialidades, como a pediatria.

Fonte: Ascom

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy