Adenoma da paratireoide: o que é o tumor diagnosticado por Geovanna Tominaga

As paratireoides são um grupo de quatro glândulas que estão localizadas atrás da tireoide. A sua função é controlar a quantidade de cálcio no sangue através da produção de um hormônio chamado paratormônio (PTH).

Quando os níveis de cálcio estão baixos, o hormônio é secretado para aumentar a sua absorção nos rins e a retirada dos ossos. Quando os níveis voltam ao normal, a glândula para de secretar o hormônio.

Quando há produção excessiva de PTH, os níveis de cálcio no sangue sobem, causando uma condição chamada hipercalcemia.

De acordo com o Hospital A.C Camargo, referência no tratamento do câncer em São Paulo, em 85% dos casos, esse quadro chamado hiperparatireoidismo é causado por tumores benignos (adenomas), por hiperplasia (crescimento anormal, mas benigno da glândula). Em 1% dos casos, é resultado de um câncer raro, o carcinoma de paratireoide.

Sem o tratamento, tanto as doenças benignas quanto o câncer podem causar osteoporose, fraturas e cálculos renais. Essas doenças atingem igualmente homens e mulheres, geralmente acima dos 30 anos e, costuma ser descoberto por meio de exames de sangue que mostram elevação dos níveis de cálcio.

A atriz Geovanna Tominaga revelou em publicação no Instagram, nesta terça-feira (17), ter sido submetida a uma cirurgia para tratamento de um adenoma da paratireoide há uma semana.

“A ‘paratireoidite’ é silenciosa! Normalmente, só é descoberta após alguma intercorrência ou acidente bobo como quebrar um osso descendo do ônibus!”, disse a artista.

O médico oncologista Rafael De Cicco explica que o adenoma é um tipo benigno de tumor que afeta glândulas em geral, podendo ocorrer em outras partes do corpo além da tireoide.

“O adenoma de paratireoide é a presença desse tumor benigno das glândulas paratireoides. Com a presença desse tumor a função da glândula é afetada e ela passa a produzir mais paratormônio do que o necessário. A essa condição é dado o nome de hiperparatireoidismo. O resultado é um aumento dos níveis sanguíneos de cálcio e é quando os sintomas começam a ser percebido pelo paciente”, diz.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas do adenoma de paratireoide estão relacionados ao aumento dos níveis do cálcio no organismo, devido ao hiperparatireoidismo.

“Os primeiros sinais que os pacientes geralmente percebem são fadiga, constipação, dificuldade de concentração, perda de memória, sonolência, podendo evoluir para perda de apetite, fraqueza muscular, dores abdominais, emagrecimento, náusea e vômito, arritmia cardíaca e depressão. Além disso, o paciente também pode perceber a presença de um nódulo no pescoço”, afirma Cicco.

O especialista destaca que tumores malignos também podem afetar a paratireoide e produzir os mesmo sintomas.

“Por isso é fundamental que o paciente procure um médico assim que perceber a presença dos primeiros sintomas. Isso porque somente após a realização da biópsia é que o médico terá a confirmação se está lidando com um tumor benigno ou maligno”, explica.

O tratamento do adenoma de paratireoide é realizado a partir de uma cirurgia de paratireoidectomia, que faz a remoção da glândula.

“Nem sempre é preciso realizar a remoção das quatro glândulas, como este é um tumor benigno ele pode ser retirado de forma localizada. Entretanto cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico especialista em cabeça e pescoço”, afirma o médico.

Fonte: Lucas Rocha, CNN

Foto: Reprodução/ Instagram

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy