Anemia em criança: sintomas, diagnóstico e tratamento

A anemia é uma doença com inúmeras causas, algumas ligadas à má alimentação. Crianças que não comem bem podem ter anemia pela falta de uma série de nutrientes, como zinco, vitamina B12 e ferro, importantes para a fabricação de hemoglobina, proteína do sangue responsável pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

— Além da má alimentação e a consequente falta de ferro no organismo, a anemia ferropriva também pode ser causada por perda sanguínea, doenças infecciosas ou inflamatórias ou pelo uso de algumas medicações —, explica a hematologista pediátrica Sandra Logetto, coordenadora do departamento de hematologia do Sabará Hospital Infantil (SP).

Segundo a médica, os sinais e sintomas só surgem quando a doença já está instalada.

— A criança fica pálida, descorada, cansada, desanimada. Também pode ter alguns desejos alimentares estranhos, como vontade de comer terra ou tijolo — completa.

Com a imunidade já comprometida pela doença, os pequenos acabam sofrendo com várias infecções de repetição, o que interfere ainda mais no metabolismo do ferro.

Há também sintomas não tão óbvios.

— Ah, meu filho não presta atenção na aula, é desatento, não se concentra —, reclamam alguns pais.

— Temos de ampliar o olhar e entender o que está acontecendo. Será que essa criança taxada de preguiçosa não está com uma fadiga excessiva e com dificuldades de aprendizagem por conta de uma anemia? —, questiona a pediatra e hematologista Wllana Nogueira, da Rede D’Or (SP).

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy