Anvisa recusa convite para audiência pública sobre vacinação infantil e diz que já deu parecer sobre assunto

BRASÍLIA — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ao Ministério da Saúde que “já emitiu seu posicionamento” e não participará da audiência pública com especialistas, nesta terça-feira, para debater a vacinação contra a Covid-19 de crianças com idade de 5 a 11 anos. A agência autorizou, no dia 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer para crianças. O governo, no entanto, resistiu a iniciar a imunização, alegando que não havia urgência.

Em ofício enviado à secretária- extraordinária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, a agência justifica que o aval para vacinação foi dado “após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório Pfizer, no qual se atestou que a vacina é segura e eficaz para o público infantil”.

Participaram da avaliação, de acordo com a agência,  especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O Ministério da Saúde indicou que vai liberar a vacinação para o público infantil, mas mediante apresentação de prescrição médica.

O debate sobre a vacinação para crianças  será realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O nome de todos os participantes da audiência ainda não foi divulgado.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy