Aplicativo ajuda pacientes e médicos no controle da epilepsia

[São Paulo] – De acordo com estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo, uma doença neurológica crônica caracterizada pela recorrência de crises epilépticas que podem se manifestar de diferentes formas dependendo do paciente. Um terço deles não responde à medicação ou cirurgia e, dessa forma, fica difícil prever quando haverá um momento de crise. 

Para auxiliar essas pessoas no controle da doença, foi criado um aplicativo inédito e gratuito, integrado a uma plataforma digital para médicos. O Epistemic App funciona como um diário. Por meio do preenchimento de um questionário sobre o dia a dia e das crises dos pacientes, o aplicativo armazena indicadores, como: registro de crises epilépticas e seus gatilhos, passando por qualidade do sono, alimentação, prática de esportes até registro e lembrete para medicamentos, entre outros.

A tecnologia foi desenvolvida pela Epistemic, uma startup residente na incubadora USP/Ipen-Cietec e especializada na gestão para tratamento de epilepsia. A proposta do aplicativo é organizar as informações sobre o cotidiano do paciente e facilitar a visualização pelo médico, possibilitando um melhor conhecimento dos padrões das crises.

As perguntas do diário são ajustáveis por paciente e ajudam o médico a entender seu quadro atual para que o tratamento seja feito da melhor forma possível. A ferramenta também permite que o responsável ou cuidador do paciente crie um usuário em nome dele e preencha o questionário com as informações do paciente.

“Temos sempre a preocupação com a comodidade do paciente na hora de administrar suas crises. Nem sempre lembramos tudo aquilo que vivemos. Por isso, o Epistemic App oferece um meio de registro diário através de um questionário com uma sequência de perguntas sobre seus hábitos e suas crises”, explica Paula Gomez, CEO da Epistemic.

O Epistemic App é integrado a uma plataforma digital para médicos, o Epistemic Web. Com esse painel de controle, o médico recebe os dados no formato de gráficos, caso o paciente autorize, contendo informações sobre as crises, o humor, a atividade física, o sono, a alimentação, o funcionamento do intestino, ingestão de medicamentos, entre outros.

Além disso, pelo Epistemic Web, é possível configurar notificações para receber lembretes no horário de tomar cada remédio. O aplicativo já está disponível em português e em inglês, para Android, no Google Play.

Foto: Divulgação / Cietec
Paula Gomez, CEO da Epistemic – Foto: Reprodução/Cietec

 

Com o aplicativo Epistemic App é possível acompanhar registros de humor, crises, atividade física, sono e medicamentos através de gráficos. Os registros podem ser editados clicando nos dados do gráfico. Também é possível cadastrar os medicamentos para receber notificações no horário de tomá-los.

 

Versão Pro: mais funcionalidades

Além do Epistemic App e do Epistemic Web, a startup também disponibiliza o Epistemic Pro, uma versão que permite que o paciente sincronize as informações de diversas marcas de smartwaches. Dessa forma, os dados de sono e atividade física serão preenchidos no diário automaticamente. Com ele, também é possível enviar os dados preenchidos no Epistemic App para o médico, para que ele consiga ver o histórico de forma organizada e agregada na plataforma Epistemic Web. A assinatura do Epistemic Pro é mensal, no valor de R$ 34,90.

A Epistemic nasceu com o projeto do Aurora, tecnologia desenhada para prever crises de epilepsia com uma média de meia hora de antecedência. O dispositivo está em fase de desenvolvimento, pois trata-se de uma pesquisa de longo prazo. Foi com este projeto que Paula Gomez ganhou o prêmio Cartier, destinado a mulheres empreendedoras.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec - Foto: Divulgação / Tramaweb
Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec – Foto: Divulgação/ Tramaweb

 

“Colaborar com o desenvolvimento de uma startup como a Epistemic, que tem um propósito tão importante para as pessoas com epilepsia, é gratificante e vai de encontro com a nossa missão de fortalecer e consolidar projetos que tenham o intuito de gerar negócios de impacto na sociedade”, afirma Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

 

 

20210310_Epistemic_Aurora
20210310_Epistemic_Aurora2
Projeto Aurora: dispositivo em desenvolvimento, desenhado para prever crises de epilepsia com uma média de meia hora de antecedência

Da ideia à aplicação prática

Dentro do campus Cidade Universitária da USP, em São Paulo, funciona o Cietec. O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia foi fundado em abril de 1998 para incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica.

O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.

O centro é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da USP e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade.

Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

Fachada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP – Foto: Divulgação/Cietec

Mais informações: www.cietec.org.br/project/epistemic

 

Fonte: Jornal da USP

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy