As vitaminas são realmente eficientes no tratamento para unhas quebradiças? Entenda

Nos mercados, farmácias e lojas de cosméticos é possível encontrar diversas opções de vitaminas e minerais que prometem ajudar no tratamento das unhas quebradiças e danificadas. Mas, afinal, será que essas vitaminas e suplementos são realmente eficazes na prevenção ou cura dessas condições?

Os fabricantes de suplementos geralmente comercializam a biotina, uma vitamina B, para a saúde das unhas, com base em dois pequenos estudos publicados na década de 1990 onde descobriram que a maioria dos pacientes mantinham unhas mais fortes e grossas durante vários meses após o início de um suplemento de biotina. No entanto, nenhum estudo incluiu um grupo de controle que tenha ficado em observação especificamente para comprovar que a vitamina é a única responsável, portanto, quaisquer melhorias podem ter sido resultado de mudanças na dieta ou no cuidado com as unhas.

A biotina ajuda o corpo a usar carboidratos, gorduras e proteínas e é encontrada naturalmente em muitos alimentos, incluindo nozes, ovos, abacates, carnes, peixes e vegetais. O Instituto de Medicina diz que os adultos precisam de cerca de 30 microgramas de vitamina B por dia, uma quantidade facilmente obtida da dieta regular. Em contraste, os estudos voltados para a saúde das unhas usaram doses de 2.500 a 3.000 microgramas, 100 vezes a a mais que quantidade recomendada.

— Nesses níveis, você está dando a uma pessoa doses que não poderiam ser obtidas a partir de alimentos sem um esforço extraordinário ou seleção especial, então isso é meio que usá-lo como uma droga, um medicamento — disse o médico Paul Thomas, nutricionista registrado e consultor científico do Escritório de Suplementos Dietéticos dos Institutos Nacionais de Saúde.

Problemas nas unhas também podem ser um sinal de um problema médico — Foto: Pexels

Problemas nas unhas também podem ser um sinal de um problema médico — Foto: Pexels

Como a Administração de Alimentos e Medicamentos regula os suplementos alimentares como alimentos, não como produtos farmacêuticos, eles não são revisados quanto à segurança ou eficácia antes de chegar às prateleiras das lojas, embora os dados de segurança limitados sobre a biotina sejam tranquilizadores. Como uma vitamina solúvel em água, o excesso de biotina parece ser facilmente eliminado na urina.

A médica Monica Lawry, dermatologista do Sutter Medical Group em Davis, Califórnia, é pessimista em relação as várias doses de vitaminas, minerais e muitas vezes misturas proprietárias de ingredientes à base de plantas geralmente comercializados para a saúde das unhas. “Não há evidências de que funcionem”, diz Lawry, e acrescenta que normalmente são muito caros.

 

— Pessoas com unhas quebradiças, finas, fracas e rachadas geralmente têm a síndrome de Raynaud — diz a médica. — Problemas nas unhas também podem ser um sinal de uma condição que deve ser tratada por um médico, então vale a pena ter um dermatologista para avaliá-los. — explica. As condições das unhas são marcada por um fluxo sanguíneo deficiente para os dedos das mãos e dos pés, que pode ser causado por uma condição médica implicitamente mais grave. Outras causas possíveis incluem doenças da tireoide e anemia por deficiência de ferro, por exemplo.

A médica diz que a maioria das unhas quebradiças é causada pela secura. Para manter as mãos hidratadas, ela recomenda aplicar um hidratante simples contendo alfa-hidroxiácido nas próprias unhas; mergulhá-las em um banho de cera de parafina por 10 a 20 minutos também pode ajudar as unhas a absorver umidade extra. Limite visitas as manicures e, se possível, evite a lavagem frequente das mãos e o uso de desinfetantes à base de álcool, que podem ressecar ainda mais as unhas.

Fonte: O Globo

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy