Brasília sediará Encontro Nacional de Ouvidorias do SUS

Dentre os temas de debate está a Lei nº 13.460/2017, que prevê direitos dos cidadãos e atribuições das ouvidorias como canal de entrada das manifestações

Ouvidores estaduais e municipais das capitais brasileiras, técnicos e gestores de saúde estarão reunidos em Brasília – DF, no período de 28 e 29 de maio, para o Encontro Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde – SUS, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges).

O evento visa fortalecer o Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS por meio de ações integradas, tendo como pautas a condução das Ouvidorias do SUS na perspectiva da Lei nº 13.460/2017, – Lei de Proteção e Defesa do usuário de Serviços Públicos – , que entrará em vigor a partir de 26 de junho de 2018, bem como a discussão da Política Nacional das Ouvidorias do SUS e o Sistema OuvidorSUS.

Lei nº 13.460/2017

Publicada no Diário Oficial da União em 27 de junho do ano passado, a nova norma contempla, entre outros aspectos, as atribuições e o funcionamento das ouvidorias no âmbito da administração pública. Redigida com a contribuição do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), a Lei também prevê o prazo de até 30 dias (prorrogáveis por igual período) de resposta final às denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios dos cidadãos.

A Lei nº 13.460/2017 regulamenta o §3º do artigo 37 da Constituição Federal, garantindo as formas de participação da sociedade e de avaliação periódica da qualidade dos serviços públicos. Entre os direitos básicos estão: igualdade no tratamento dos usuários, vedado qualquer tipo de discriminação; atendimento por ordem de chegada, ressalvados casos de urgência e as prioridades asseguradas por lei; aplicação de soluções tecnológicas para simplificar processos e procedimentos, entre outros.

Ouvidoria do SUS

A Ouvidoria do SUS é um serviço que realiza de forma sistemática a escuta do cidadão, disponibilizando o acesso por diversos meios (carta, telefone Disque 136, atendimento presencial e Internet). Também dissemina informações e esclarecimentos sobre campanhas de saúde; doenças – da definição ao tratamento, sobre estabelecimentos e serviços de saúde e colhe manifestações (denúncias, reclamações, elogios e sugestões) ou solicitações de medicamentos, consultas, exames, tratamentos, insumos e materiais informativos.

Para mais informações a organização do evento disponibilizou o e-mail: [email protected]. Ou pelo telefone: (61) 3315-8860 – Setor de Apoio à Descentralização (SAD/Doges/SGEP/MS).

Por Tania Mello, do Nucom SGEP

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy