Câmaras Técnicas do Conass

[Brasília] – Indicados pelos secretários de Estado da Saúde, cerca de 700 profissionais integram as Câmaras Técnicas (CTs) do Conass. Titulares e suplentes participam dos encontros para discussão de diversos temas nos eixos que estruturam a atuação das CTs, responsáveis por grande parte da produção de conhecimento do Conass, uma vez que seus integrantes trazem as experiências dos seus estados e estas são compartilhadas e muitas vezes apropriadas por outros. “Por isso, é importante que a indicação dos membros seja rigorosa e que o perfil profissional do integrante seja adequado à Câmara Técnica que ele representa”, ressalta o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso. “As Câmaras Técnicas nos mostram claramente sua capacidade de produção e disseminação de conhecimento, o que qualifica o Sistema Único de Saúde no âmbito dos estados”, explica.

Frutuoso destaca ainda que a interação e união dos técnicos em torno de temas em comum favorece o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, principalmente considerando as inúmeras trocas na gestão do SUS (Ministério da Saúde – 5 em 4 anos; secretarias estaduais e municipais de saúde – mais de 40 secretários estaduais e mais de 2 mil de secretários municipais em pouco mais de um ano e 10 meses). “Esse quadro de instabilidade leva à ruptura e descontinuidade de projetos e serviços importantíssimos para o SUS”, ressalta. E defende que o fortalecimento das Câmaras Técnicas é a chave para a manutenção de um corpo técnico qualificado e preparado, apesar das mudanças políticas, “pois permanece a memória e expertise que permitirão á à equipe dar continuidade ao que foi iniciado”.

Em relação à transição da gestão em diversos estados, o secretário executivo do Conass destaca que é fundamental que os técnicos se desprendam e ofertem àqueles que estão chegando a maior quantidade de informações possível. “Só assim os novos gestores vão ter como plajenar e executar a política de saúde da melhor maneira possível”, disse, ressaltando que o Conselho tem um planejamento para recepcionar os secretários em 2019 e efetivar o trabalho das áreas técnicas, reiterando a importância da continuidade do processo de trabalho das secretarias.

Fonte: CONASS

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy