Campanha marca o Dia Mundial de Higienização de Mãos

[Rio de Janeiro] – A campanha mundial Salve vidas: higienize suas mãos, lançada em 2009 e celebrada anualmente em 5 de maio (Dia Mundial da Higiene das Mãos), visa manter a promoção global, visibilidade e sustentabilidade da prática nos cuidados de saúde e busca unir as pessoas – profissionais de saúde, gestores e comunidade – em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.

Para a campanha deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) convoca os profissionais de saúde e as instituições para realizarem uma ação eficaz de higiene das mãos nos seus locais de atendimento. Convoca também as pessoas, em qualquer espaço de atenção à saúde e mesmo na comunidade, a praticarem essa ação que reduz de forma eficaz a disseminação de patógenos causadores de doenças.

A frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70% também é uma das recomendações no combate ao Coronavírus. “Mais do que nunca, neste segundo ano de pandemia da Covid-19, tivemos que aprender, reaprender e reforçar a importância de higienizar as mãos em ambientes de assistência à saúde, assim como no cuidado às nossas famílias e em todos os espaços de convívio coletivo”, comenta a enfermeira e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do IFF/Fiocruz, Adriana Reis.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. “O simples ato de higienizar as mãos corretamente reduz o risco de transmissão dessas infecções e aumenta a segurança do paciente hospitalizado. Uma infecção adquirida no cuidado à saúde pode gerar danos diretos e indiretos, além de custos desnecessários ao paciente e às instituições”, explica a especialidade da CCIH do IFF/Fiocruz, Natalie Del Vecchio.

“A higienização das mãos deve ser realizada quando for necessário (em 5 momentos específicos) e da forma mais eficaz (usando a técnica certa com produtos prontamente disponíveis) nos pontos de cuidado”, orienta a especialidade da CCIH do IFF/Fiocruz, Priscila Paiva.

Fonte: Fiocruz | Foto: Freepik

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy