Centro de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital de Sobradinho é reformado

O Centro de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) foi entregue, nesta terça-feira (17), em pleno funcionamento, após passar por reforma. No total, são 15 máquinas para fazer os procedimentos, e 66 pacientes atendidos por mês.

O investimento foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão, oriundo de emenda parlamentar e de verba da Secretaria de Saúde. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou o local, acompanhado do secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

“Hoje estamos entregando um espaço totalmente reformado, que trará muitos benefícios para a população, porque vamos poder ampliar a capacidade de atendimento das pessoas que precisam fazer hemodiálise”, disse o secretário de Saúde. “Podemos abrir mais um turno com 30 vagas”, complementou.

O governador lembrou que outras melhorias na área da saúde estão previstas para Sobradinho, entre elas, a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Fercal.

“Além disso, nós próximos dias, será lançado o edital de licitação para construir mais uma Unidade Básica de Saúde no Buritizinho e iniciar o processo de licitação do auditório do Hospital de Sobradinho”, anunciou.

REFORMA – A unidade recebeu pintura, troca de piso e de forro, e reparos nas redes hidráulicas, de esgoto e elétrica. O depósito e as salas de medicamentos e de reuniões também passaram por reparos. As obras foram concluídas em março deste ano.

Com aproximadamente 650 metros quadrados de área, a estrutura dispõe de salas para pacientes crônicos, de sorologia desconhecida e para atendimento de emergência.

SERVIÇO – O atendimento é feito toda segunda, quinta e sexta-feira, das 7h à meia-noite. Às terças, quartas-feiras e sábado, o atendimento é das 7h às 19h. O procedimento consiste na filtragem artificial do sangue das pessoas com esse problema, já que o rim está impossibilitado.

No local os pacientes também são submetidos à diálise peritoneal, por meio do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Para realizar os procedimentos, há uma sala com três leitos disponíveis.

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy