Como prevenir as complicações da pressão alta

O tratamento é diário e para toda a vida e inclui não só medicamentos, mas também hábitos saudáveis de vida

[São Paulo] – Os medicamentos para controle da pressão são de duas classes: diuréticos e bloqueadores. Os diuréticos aumentam a eliminação de sal e líquidos pelo rim, além de ajudar a dilatar mais os vasos. Os bloqueadores de liberação de adrenalina, do sistema renina-angiotensina e os bloqueadores da entrada de cálcio na parede dos vasos também ajudam estes últimos a ficarem mais dilatados.

Todos eles, usados isoladamente ou combinados, auxiliam no controle da pressão e podem reverter as alterações produzidas pelas complicações da doença, como a insuficiência cardíaca. Ao abaixar os níveis da pressão arterial, os medicamentos também podem evitar eventos extremos como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os benefícios do tratamento medicamentoso serão maiores, quanto mais precocemente for iniciado, alerta o diretor da Unidade de Hipertensão Arterial do InCor, Luiz Aparecido Bortolotto. O médico e pesquisador chama a atenção para a outra parte importante dos cuidados com a hipertensão que é a prática de hábitos mais saudáveis de vida.

São considerados entre esses hábitos, a atividade física regular — trinta minutos por dia, cinco vezes por semana –, sempre sob orientação médica. São outras recomendações a perda de peso, quando o indivíduo for obeso, ou o controle do peso, se a pessoa não tem massa corporal excessiva e a redução do consumo do sal para o máximo de cinco gramas diárias.

Fonte: INCOR

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy