Conselho de Saúde realiza vistoria no Hospital de Campanha da UFPI

A inspeção é mediante determinação do MPPI para averiguar as obras do Hospital

[Teresina] – O Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) têm intensificado vistorias em hospitais do município de Teresina e do interior do Estado, devido a pandemia do novo Coronavírus. Nos últimas dias, foram fiscalizados na capital piauiense o Hospital de Campanha Pe. Padre Balzi, instalado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e hospital Dr. Miguel Couto, do bairro Monte Castelo.

As inspeções são mediante determinação do Ministério Público (MPPI) para verificar a instalação de leitos e acompanhar o andamento das obras do Hospital de Campanha. Além de averiguar a demanda de atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19, fluxo de profissionais e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S).

O espaço do hospital de campanha foi cedido pela UFPI e ocupado pela gestão municipal com uma capacidade para mais de 82 leitos. O presidente do CES-PI, João Cabral, informa os resultados obtidos nas vistorias realizadas no estabelecimento de saúde. “Estive no ambiente para fiscalizar a sua efetividade no tratamento de pessoas com a COVID-19 e conferir quais os métodos, procedimentos e materiais estão sendo ofertados para esse trabalho. Observamos que os parâmetros técnicos e de higiene estão sendo respeitados e que estará apto a receber os pacientes, caso seja necessário”, explica.

O conselheiro estadual, Celso Henrique, demonstra satisfação ao observar o andamento das obras do hospital de campanha na UFPI. “A nossa missão é essa de preservar a saúde e principalmente a defesa do SUS. Aqui é um hospital de campanha que está se preparando para que não haja colapso e observamos que está em estado avançado. Acreditamos que dentro dos próximos dias estará funcionando”, comenta.

Em equipe de fiscalização, os conselheiros também vistoriaram a situação do Hospital Dr. Miguel Couto para constatar demandas de atendimento e questões estruturais. “Em nossa vistoria na unidade de saúde podemos comprovar o bom funcionamento do hospital, como a existência de fluxo de entrada e saída dos profissionais diferente dos pacientes, como forma de proteção de ambos. Além disso, observamos uma qualidade da estruturação física do local e também questões de Recursos Humanos e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), finaliza o presidente do CES-PI, João Cabral.

Com informações do CES

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy